Repository logo
 
Publication

O desenvolvimento da Comunicação e as interações entre pares: uma prática em contexto de creche

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSanches-Ferreira, Manuela
dc.contributor.authorMesquita, Sara Maria Oliveira
dc.date.accessioned2016-02-16T11:54:10Z
dc.date.available2016-02-16T11:54:10Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015-11
dc.description.abstractOs benefícios de uma prática de qualidade no desenvolvimento infantil e o impacto no futuro da criança, nos diferentes níveis psíquico, emocional, linguístico e cognitivo são evidenciados em várias pesquisas. As pesquisas também salientam a importância da competência e desempenho dos profissionais de educação para a qualidade da experiência e do sucesso das crianças. A presente investigação, de cariz qualitativa e descritiva, apresenta um estudo de caso, sustentada pela investigação ação, procurando conhecimentos acerca das práticas interventivas em creche. A questão principal surgiu de uma preocupação sentida em contexto de creche com uma criança de 33 meses que apresenta um atraso na fala e dificuldades na interação com os pares. Pretende-se estudar a intervenção, no sentido de criar um contexto educativo inclusivo, aumentando o envolvimento e, as interações sociais e, consequentemente, aprendizagens mais significativas e um sentimento de pertença ao grupo. Este estudo permitiu construir conhecimento acerca da qualidade do contexto nas aprendizagens das crianças, fundamentado numa pedagogia sócio construtivista onde se valoriza a voz da criança, a sua ação e a sua competência participativa.pt_PT
dc.description.abstractThe benefits of a good practice on the child's development and the impact on her future at the different psycho, emotional, linguistic and cognitive levels are shown in different researches. They also emphasize the importance of the educational professionals’ ability and performance to the quality of this experience and to the children’s success. This investigation, with descriptive and interpretive terms, presents a case, sustained by research-action, seeking for new knowledge concerning the proactive techniques used in the kindergarten. The main question sprang from a concern felt in a kindergarten context with a 33 months child, who presents a speaking delay and some interaction problems in pairs. The objective was to deeply analyze the intervention, in order to create an inclusive educational context, increasing the involvement, the social interactions and, therefore, more significant learning and a sense of belonging to a group. This study allowed the creation of great knowledge about the quality of the context on the children’s learnings, justified by socio constructivist pedagogy where the child’s voice, action and ability in participating are all valorized.pt_PT
dc.identifier.tid201038803
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7676
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.sourceChilden
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectInteraçãopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectChild careen
dc.subjectInteractionen
dc.subjectCommunicationen
dc.titleO desenvolvimento da Comunicação e as interações entre pares: uma prática em contexto de crechept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial: Multideficiência E Problemas De Cogniçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_SaraMesquita_2015.pdf
Size:
2.26 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: