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Plataforma de Gestão de Conteúdos Clínicos

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Abstract(s)

O setor da saúde, que se encontra em metamorfose constante, rege-se pela integridade da informação, uma vez que, a falta de rigor relativamente ao tratamento dos dados, pode colocar vidas em risco. Um dos exemplos concretos da volatilidade do setor da saúde é o surgimento da pandemia COVID-19, que trouxe novos desafios para este setor. Através do desenvolvimento do software clínico ALERT®, a empresa ALERT pretende dar resposta às contínuas alterações e imprevistos, de forma imediata, íntegra e rigorosa. Neste âmbito, a ALERT motiva-se, não só pelas necessidades dos clientes, como também pela procura de resposta às necessidades do mercado em que se insere. Atualmente, a equipa de conteúdos da ALERT, constituída maioritariamente por profissionais formados na área da saúde, enfrenta algumas dificuldades, no que diz respeito aos processos de gestão de conteúdos do ALERT®, uma vez que a equipa identifica estes processos como complexos, demorados e sujeitos a erros, tanto ao nível da criação/alteração de conteúdos, como ao nível da visualização dos mesmos. Neste contexto, o principal objetivo deste projeto, assenta na simplificação da gestão de conteúdos, isto é, na criação, alteração e visualização dos conteúdos, através do desenvolvimento de funcionalidades que auxiliem o cumprimento do objetivo nuclear. Assim, pretende-se que estas funcionalidades sejam implementadas numa plataforma intuitiva e segura, a ser desenvolvida por outro membro da ALERT, que permita manter a rastreabilidade de todas as alterações referentes aos conteúdos. Neste sentido, refletiu-se sobre aspetos cruciais para o desenvolvimento da solução proposta, nomeadamente, a comparação entre a base de dados relacional e não relacional e a comparação entre a implementação da lógica de negócio diretamente na base de dados e na camada de aplicação. Com o intuito de validar a solução desenvolvida, elaborou-se uma avaliação, que consiste no desenvolvimento de testes de desempenho relativamente ao tempo de resposta das funcionalidades e de um questionário de satisfação, com a finalidade de aferir se, de facto, a solução proposta e desenvolvida resolve os problemas identificados e, cumulativamente, cumpre adequadamente os objetivos inicialmente definidos.
The health sector, which is in constant metamorphosis, rules itself by the integrity of the information since the lack of rigor in the data treatment, can put lives at risk. One of the more specific examples of the volatility of the health sector, is the emergence of the COVID-19 pandemic, which brought new challenges to this sector. Through the development of a clinical software named ALERT®, the company ALERT intends to respond to continuous changes and unforeseen circumstances, in an immediate, incorruptible, and rigorous manner. In this context, ALERT is motivated, not only by the needs of its customers, but also by the search for an answer to the needs of the market in which it operates. Currently, ALERT's content team, made up mostly of professionals trained in the health field, faces some difficulties regarding ALERT® content management processes, since the team identifies these processes as complex, time-consuming, and unreliable, both in terms of content creation/alteration and of visualization. In this context, the main objective of this project is based on the simplification of content management, that is, on the creation, alteration, and visualization of the contents, through the development of functionalities that assist the fulfillment of the main objective. Thus, it is intended that these functionalities are implemented in an intuitive and secure platform, to be developed by another member of ALERT, which allows to maintain the traceability of all changes related to the contents. In this sense, there was a reflection on crucial aspects for the development of the proposed solution, namely, the comparison between the relational and non-relational database and the comparison between the implementation of the business logic directly in the database and in the application layer. To validate the developed solution, an evaluation was elaborated, which consists in the development of performance tests regarding the response time of the functionalities and a satisfaction questionnaire, with the purpose of concluding if, in fact, the proposed and developed solution solves the identified problems and, cumulatively, adequately fulfills the initially defined objectives.

Description

Keywords

Software clínico Gestão de dados Desenvolvimento na base de dados Clinical software Data management Database development

Pedagogical Context

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