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Os influenciadores digitais e a compra online dos seus seguidores

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Adriana José Veloso de
dc.contributor.advisorSilva, Paulino Manuel Leite da
dc.contributor.authorCarvalho, Rui dos Santos
dc.date.accessioned2022-01-25T10:51:26Z
dc.date.available2022-01-25T10:51:26Z
dc.date.issued2020-11-19
dc.description.abstractDue to the permanent development of information and communication technologies (ICT) and the evolution of the internet, we witness constant developments on a daily basis. As a result, thanks to these developments, platforms such as social networks and e- Commerce have started to gain more visibility and an important and assiduous role among their users. In this context, social networks are currently seen as an important stage where their users can produce and share content with their interest groups, thus expressing their opinions and contributing to the exchange of information with others. With the evolution of the Internet, there was a transfer from the traditional medium to the digital medium, as is the case, for example, of the Electronic Word of Mouth (eWOM), which translates into a powerful tool with the ability to positively or negatively influence the purchase intention of its followers. In this scenario, companies have been forced to keep up with the persistent changes in the market, as well as the needs of their customers. In this context, digital influencers are seen as potential individuals who contribute to the satisfaction of their customers' needs by sharing information. To this assertion, we can add the trust and credibility of digital influencers, fundamental dimensions in decision making in the purchase intention of their followers. Given this context, this research aims to study the role of digital influencers in the online purchase decision making of their followers. In order to obtain and analyze the data, we used a quantitative methodology, through a questionnaire survey. The results obtained allow us to conclude that digital influencers have a preponderant role in the online purchase intention of their followers.pt_PT
dc.description.abstractDevido ao permanente desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e à evolução da internet, assistimos diariamente a constantes desenvolvimentos. Em consequência, graças a estas evoluções, plataformas como as redes sociais e o e- Commerce começaram a ganhar mais visibilidade e um papel importante e assíduo junto dos seus utilizadores. Neste contexto, as redes sociais são atualmente vistas como um palco importante onde os seus utilizadores podem produzir e partilhar conteúdos junto dos seus grupos de interesse, expressando, assim, as suas opiniões e contribuindo para a troca de informação com os demais. Com a evolução da internet, ocorreu uma transferência do meio tradicional para o meio digital, como é o caso, por exemplo, do Electronic Word of Mouth (eWOM), que se traduz numa ferramenta poderosa com capacidade para influenciar positiva ou negativamente a intenção de compra dos seus seguidores. Neste cenário, as empresas viram-se forçadas a acompanhar as persistentes mutações no mercado, assim como as necessidades dos seus clientes. Neste contexto, os influenciadores digitais são vistos como potenciais indivíduos que contribuem para a satisfação das necessidades dos seus clientes, através da partilha de informação. A esta asserção, somam-se a confiança e a credibilidade dos influenciadores digitais, dimensões fundamentais na tomada de decisão no âmbito da intenção de compra dos seus seguidores. Atendendo a este contexto, a presente investigação propõe-se estudar o papel dos influenciadores digitais na tomada de decisão de compra online dos seus seguidores. De modo a obter e analisar os dados, recorreu-se à utilização da metodologia quantitativa, por meio de um inquérito por questionário. Os resultados obtidos permitem concluir que os influenciadores digitais têm um papel preponderante na intenção de compra online dos seus seguidores.pt_PT
dc.identifier.tid202896684pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19652
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInternetpt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjecteWOMpt_PT
dc.subjecte-Commercept_PT
dc.subjectInfluenciadores digitaispt_PT
dc.subjectIntenção de comprapt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectInternetpt_PT
dc.subjectSocial networkspt_PT
dc.subjecte-Commercept_PT
dc.subjectDigital influencerspt_PT
dc.subjectPurchase intentionpt_PT
dc.titleOs influenciadores digitais e a compra online dos seus seguidorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAssessoria em Comunicação Digitalpt_PT

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