Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar

dc.contributor.advisorAraújo, Sara de Barrospor
dc.contributor.authorOliveira, Joana
dc.date.accessioned2014-02-12T19:08:13Z
dc.date.available2014-02-12T19:08:13Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO presente relatório de qualificação profissional surge com o objetivo de descrever e analisar o trabalho desenvolvido pela estudante durante a sua prática pedagógica, apresentando como aspetos centrais a co construção e o desenvolvimento das competências profissionais. A prática pedagógica desenvolveu-se segundo uma metodologia de investigação-ação, sendo que esta assenta em dois eixos estruturantes, nomeadamente: a ação e a reflexão. Esta metodologia, ao sugerir o desejo de mudanças na ação, enaltece a necessidade do educador ser um profissional investigativo. Neste sentido, importa salientar as várias estratégias propostas que auxiliaram o desenvolvimento desta metodologia ao longo de todo o percurso formativo da estudante nomeadamente: as narrativas reflexivas individuais, a elaboração de planificações em equipa educativa, a reunião de avaliação reguladora, a construção do projeto curricular de grupo e as reuniões com a supervisora institucional. Este trabalho divide-se em duas partes essenciais, nomeadamente: o enquadramento teórico e legal, constituído pelo conjunto de pressupostos que fundamentaram a ação da estagiária, e a análise reflexiva das atividades desenvolvidas pela estudante no decorrer da sua ação, bem como o contributo destas no desenvolvimento de competências profissionais. Em suma, todo o estágio permitiu que se colmatassem e atenuassem as fragilidades sentidas pela estagiária, sendo que existe plena perceção de que a formação não termina aqui, esta acontece, ou pelo menos deve acontecer, ao longo da vida.por
dc.description.abstractThe present professional qualification report appears with the aim of exposing the work done by the student during her pedagogical practice, presenting as central aspects the co construction and the development of professional skills. The teaching practice has developed according to a methodology of research-action, based on two main structural areas, specifically action and reflection. This methodology suggests the desire of changing the action, praises the need of the educator who should be a professional researcher. In this sense, it should be pointed the several proposed strategies, which helped the development of this methodology throughout the student formative course, particularly the individual tales, preparing lessons plans in educational team, the meeting of regulating evaluation, the creation of the group curricular project and the meetings with the institutional supervisor. This work is divided into two main parts the theoretical and legal formed by a set of assumptions that underlie the probationer action and the reflexive analysis of the activities performed by the student during her practice, as well as their contribution to the development of professional skills. In short, all the traineeship has allowed the probationer to review, relieve and end up her fragilities, but knowing full well that training doesn’t end here, it should, at least, happen throughout life.eng
dc.description.abstractDissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolarpor
dc.identifier.tid202765784
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/3875
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopor
dc.subjectEducação de infânciapor
dc.subjectInvestigação-açãopor
dc.subjectCompetências profissionaispor
dc.subjectKids educationeng
dc.subjectInvestigation-actioneng
dc.subjectProfessional skillseng
dc.titleRelatório de estágio em Educação Pré-Escolarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_JoanaOliveira_2013.pdf
Size:
2.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: