Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio em educação pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Sara de Barros
dc.contributor.authorCancela, Ana Isabel Ribeiro
dc.date.accessioned2017-01-03T15:48:11Z
dc.date.available2017-01-03T15:48:11Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO presente relatório de estágio integra os processos educativos que a mestranda desenvolveu no Mestrado em Educação Pré-Escolar, sendo estes a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão. Estes mesmos domínios estão inerentes à metodologia de investigação-ação e servem como apoio para a ação pedagógica, sendo articulados com os referentes teóricos e legais. Todo o relatório evidencia o papel da criança como ser competente e ativo no seu processo de aprendizagem, sendo importante destacar que o educador deve mediar as aprendizagens, estimulando o seu grupo. Assim, aludindo ao papel do educador de infância e de forma a evidenciar o percurso da formanda no desenvolvimento das suas competências profissionais, importa destacar o educador como um profissional crítico e reflexivo acerca da sua ação, tendo por base uma construção ao longo da vida do “eu” profissional. Importa ainda salientar que o relatório integra as valências de creche e de educação pré-escolar, sendo que a mestranda realizou estágio numa sala de um ano e numa sala com crianças de idades compreendidas entre os três e os cinco anos.pt_PT
dc.description.abstractThe present internship report integrates the educative processes that the master’s degree student developed in the pre-school master course being this processes observation, planning process, action, evaluation and reflection. These domains are inherited with the action research and serve as support for the educational action being linked up with the respective theoretical and legal aspects. All the report highlights the child role play of how to be competent and active in his learning process, being most important to highlight that the educator must mediate the learning abilities stimulating his group. Therefore regarding the pedagogue role and as a way to substantiate the student path in the development of his professional skills it is of the upmost importance to substantiate the pedagogue has a self-critic and reflective person about his own action, having has a basis term a construction of the professional “I” throughout his life. I tis also important to focus that the report integrates the capabilities of kindergarten and pre-school education, regarding that the master`s degree person has completed a internship in a one year old pupils class and in a class of pupils ranging from three to five years old.pt_PT
dc.identifier.tid201522470
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9088
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento Profissionalpt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectEducador de Infânciapt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectProfessional developmentpt_PT
dc.subjectAction Researchpt_PT
dc.subjectKindergarten teachpt_PT
dc.titleRelatório de estágio em educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Ana Cancela_2015.pdf
Size:
2.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: