Publication
Relatório de estágio em educação pré-escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Araújo, Sara de Barros | |
dc.contributor.author | Cancela, Ana Isabel Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2017-01-03T15:48:11Z | |
dc.date.available | 2017-01-03T15:48:11Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio integra os processos educativos que a mestranda desenvolveu no Mestrado em Educação Pré-Escolar, sendo estes a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão. Estes mesmos domínios estão inerentes à metodologia de investigação-ação e servem como apoio para a ação pedagógica, sendo articulados com os referentes teóricos e legais. Todo o relatório evidencia o papel da criança como ser competente e ativo no seu processo de aprendizagem, sendo importante destacar que o educador deve mediar as aprendizagens, estimulando o seu grupo. Assim, aludindo ao papel do educador de infância e de forma a evidenciar o percurso da formanda no desenvolvimento das suas competências profissionais, importa destacar o educador como um profissional crítico e reflexivo acerca da sua ação, tendo por base uma construção ao longo da vida do “eu” profissional. Importa ainda salientar que o relatório integra as valências de creche e de educação pré-escolar, sendo que a mestranda realizou estágio numa sala de um ano e numa sala com crianças de idades compreendidas entre os três e os cinco anos. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present internship report integrates the educative processes that the master’s degree student developed in the pre-school master course being this processes observation, planning process, action, evaluation and reflection. These domains are inherited with the action research and serve as support for the educational action being linked up with the respective theoretical and legal aspects. All the report highlights the child role play of how to be competent and active in his learning process, being most important to highlight that the educator must mediate the learning abilities stimulating his group. Therefore regarding the pedagogue role and as a way to substantiate the student path in the development of his professional skills it is of the upmost importance to substantiate the pedagogue has a self-critic and reflective person about his own action, having has a basis term a construction of the professional “I” throughout his life. I tis also important to focus that the report integrates the capabilities of kindergarten and pre-school education, regarding that the master`s degree person has completed a internship in a one year old pupils class and in a class of pupils ranging from three to five years old. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201522470 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/9088 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento Profissional | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Educador de Infância | pt_PT |
dc.subject | Child | pt_PT |
dc.subject | Professional development | pt_PT |
dc.subject | Action Research | pt_PT |
dc.subject | Kindergarten teach | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio em educação pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |