Publication
O maior sonho do mundo
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Mascarenhas, Daniela | |
dc.contributor.author | Faria, Joana Cristina Alves | |
dc.date.accessioned | 2022-03-30T09:18:06Z | |
dc.date.available | 2022-03-30T09:18:06Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio (RE) surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), unidade curricular (UC) integrada no 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB, com o objetivo de promover o desenvolvimento de professores investigadores e reflexivos antes, durantes e após as suas ações, capazes de mobilizar referentes teóricos e legais, que suportam as opções metodológicas, pedagógicas e didáticas, sustentando todas as práticas docentes. O RE espelha um vasto leque de experiências, que culminam com a realização de uma série de aprendizagens apoiadas pelo ciclo de supervisão, através das partilhas realizadas por todos os intervenientes do processo e da cooperação entre estes e pelas cinco fases que compõe a metodologia de investigação-ação: observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Para além disto, este RE contém uma componente investigativa, na qual se procurou explanar os benefícios das tarefas de formulação de problemas, para a resolução de problemas, e consequentemente, para o desenvolvimento holístico das crianças, numa turma de 4º ano. Durante a PES, a mestranda contactou com o 1º CEB e o 2º CEB, dois ciclos de ensino bastante distintos, que tornaram possível a realização de uma reflexão tanto ao nível da articulação horizontal, como vertical de conteúdos e áreas de saber. Este RE demarca o término da formação inicial de professores e, simultaneamente, o início de todo um percurso profissional, que a mestranda pretende pautar pela modernidade e atualidade, assumindo, para tal, que a sua formação não se finda aqui. Ao concretizar esta etapa, a mestranda realiza um sonho, consciente de que ter realizado o seu sonho fará com que muitos outros sonhos se concretizem, tendo, por isso, intitulado este RE de “O Maior Sonho do Mundo”. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present internship report arises in the scope of the “Supervised Practice of Teaching” curricular unit, integrated in the second year of the “1st Cycle of Studies of Basic Education” and “2nd Cycle of Studies of Basic Education of Mathematics and Natural Sciences” Master’s degree with the purpose to promote the development of researching and reflective teachers before, during and after their actions, being capable to mobilize theoretical and legal references that support the methodological, pedagogical and didactic actions, sustaining all the professors’ practices. This internship report reflects several experiences that culminate with the realization of a serial of learnings supported by the cycle of supervision through the shares made by all involved in the process and the cooperation among them and for the five phases that composes the methodology of investigation-action: observation, planning, action, reflection and evaluation. Besides this, this internship report contains one investigative component in which it was tried to explain the benefits of the problems’ formulation tasks for problema resolution and, consequently, for the holistic child development, on a 4th grade class. During the “Supervised Practice of Teaching”, the master’s student contacted the 1st CSBE and 2nd CSBE, two very distinct teaching cycles that allowed the reflection both on horizontal and vertical articulation levels of contents and knowledge areas. This internship report symbolizes the end of the initial teacher education and, simultaneously, the beginning of a whole professional career that the master’s student intends to guide by modernity and timeliness, assuming their training never ends. While fulfilling this stage, the master’s student makes a dream come true, aware that having fulfilled their dream will make many other dreams come true, therefore the naming of this report “The biggest dream of the world”. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202983560 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/20330 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Formação Inicial de Professores | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.subject | Cooperação | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento pessoal e profissional | pt_PT |
dc.subject | Initial teacher training | pt_PT |
dc.subject | Investigation-Action | pt_PT |
dc.subject | Reflection | pt_PT |
dc.subject | Cooperation | pt_PT |
dc.subject | Personal and professional development | pt_PT |
dc.title | O maior sonho do mundo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |