Repository logo
 
Publication

Louça de Viana: a cultural asset to preserve

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorLamas, Marco Aurélio Ribeiro
dc.contributor.authorCampos, Carolina de Jesus Correia
dc.date.accessioned2023-01-12T14:43:29Z
dc.date.available2023-01-12T14:43:29Z
dc.date.issued2022-11-28
dc.description.abstractLouça de Viana tem mais de 400 anos de história que está profundamente enraizada na própria história e evolução da cidade. Nos últimos anos a fábrica que produzia outrora estas peças de cerâmica foi encerrada e com ela a produção destas valiosas obras de arte que tanto significam para tantos habitantes de Viana do Castelo. O projeto nasce como uma solução para este problema. Louça de Viana tem potencial para voltar a prosperar, entre outros o principal problema advém do facto de a fábrica ter estado demasiado tempo encerrada e enquanto esteve aberta não foi conseguido o apoio que necessita de fundos públicos. Para justificar o projeto de reabilitação e garantir a sua viabilidade será utilizada uma metodologia mista, incluindo recolha de dados, análise de dados e posterior interpretação das evidências que surgem e, ao fazê-lo, encontrar a abordagem mais adequada a procurar na aplicação do projeto. Somente após a realização de uma revisão literária e empregando uma pesquisa como técnica de coleta de dados é que o projeto será idealizado. O projeto foi criado utilizando o Business Model Canvas de Osterwalder e Pigneur, que serve como ferramenta para o desenvolvimento de um plano sólido, em conjunto com uma análise PEST e SWOT. Para este objetivo, procurou-se criar uma visão para a marca que não só concretize as suas ambições, mas também demonstre como potenciar os recursos disponíveis, enquanto propõe soluções para constrangimentos estruturais que ainda não foram totalmente resolvidos e que requerem agora uma intervenção adequada para aproximar a marca do mercado nacional e, eventualmente, internacional. A esta visão junta-se um conjunto de objetivos, que deverão servir de ponto de partida para uma reflexão mais profunda no desenvolvimento de novas estratégias nacionais numa fase inicial. Estas reflexões devem conduzir manifestamente à definição de programas e linhas de investimento que permitam consolidar a marca com o objetivo final de revitalização.pt_PT
dc.description.abstractLouça de Viana has over 400 years of history that is undoubtedly deeply rooted in the city’s history and evolution. In recent years the factory that once produced these beautiful ceramic pieces has been shut down and with it, the production of these valuable artworks that mean so much to so many Viana do Castelo’s inhabitants. This project is born as a solution to this issue. Louça de Viana has the potential to thrive again, among others the main problem arises from the fact that the factory has been closed far too long and while it was open the support that it needed from public funds was not attained. To justify the rehabilitation project and assure its viability a mixed methodology will be used including data collection, data analysis, and later interpretation of the evidence that surfaces and in doing so finding the most appropriate approach to seek in the application of the project. The project will be devised after conducting a literary review and employing a survey as a data collection technique. The project was created using Osterwalder and Pigneur's Business Model Canvas, which serves as a tool for developing a solid plan, in conjunction with a PEST and SWOT analysis. Towards this goal, there was an attempt to create a vision for the brand that not only embodies its ambitions but also demonstrates how to leverage available resources, while proposing solutions to structural constraints that have yet to be fully resolved and now require appropriate intervention to bring the brand closer to national and, eventually, international markets. A set of objectives is added to this vision, which should serve as a starting point for deeper reflection on the development of new national strategies during an initial phase. These reflections should lead to the definition of investment programs and lines that will allow the brand to be consolidated with the ultimate goal of revitalization.pt_PT
dc.identifier.tid203160410pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/21474
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLouça de Vianapt_PT
dc.subjectBusiness Model Canvaspt_PT
dc.subjectEmpreendedorismopt_PT
dc.subjectProjetopt_PT
dc.subjectBusiness Model Canvaspt_PT
dc.subjectEntrepreneurshippt_PT
dc.subjectProjectpt_PT
dc.titleLouça de Viana: a cultural asset to preservept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEstudos Interculturais para Negóciospt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Carolina_Campos_MISB_2022.pdf
Size:
6.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: