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Advisor(s)
Abstract(s)
Os sistemas de propulsão baseados em motores síncronos de
ímanes permanentes (MSIP) têm sido considerados como a
opção mais promissora para os veículos híbridos (VH) e
elétricos (VE). A situação atual relativa às reservas e custos
dos elementos de terras-raras poderá trazer algumas
alterações nesta tendência; a opção por motores que
prescindem destes elementos poderá trazer um novo
estímulo à aplicação dos motores de indução neste domínio.
Este artigo procura apresentar uma análise comparativa
entre MSIP e motores de indução (MI) num espectro
alargado de velocidades de funcionamento, com especial
destaque para os seus desempenhos energéticos. Começa-se
por abordar as características gerais de comportamento
exigidas aos VE, que definem os múltiplos cenários de
funcionamento que poderão ser impostos aos motores. Em
seguida, são focadas as principais características de ambas
as máquinas, procurando realçar as vantagens e
desvantagens mais relevantes, no contexto dos VE. Com base
nos regimes de funcionamento a que serão submetidos,
analisam-se as diferenças dos rendimentos naturais de
ambos os motores. Para os MI é também abordado o
importante tema dos algoritmos de minimização de perdas,
com vista ao aumento dos rendimentos em regimes de carga
onde o desempenho destas máquinas é inferior.
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Keywords
Máquinas elétricas
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Publisher
Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto. Área de Máquinas e Instalações Eléctricas. Departamento de Engenharia Electrotécnica