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A Roadmap Proposal for an Open Data Collaborative Platform: A Port of Sines Case Study
| datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia | |
| datacite.subject.sdg | 09:Indústria, Inovação e Infraestruturas | |
| dc.contributor.advisor | Amaral, António Manuel Pereira da Silva | |
| dc.contributor.author | MARQUES, DIANA SOFIA PINHO | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-10T14:33:44Z | |
| dc.date.available | 2025-12-10T14:33:44Z | |
| dc.date.issued | 2025-10-24 | |
| dc.description.abstract | Os portos marítimos são infraestruturas críticas para a economia global, enfrentando uma crescente complexidade operacional decorrente da digitalização e da transição para práticas mais sustentáveis. Neste contexto, a gestão e o aproveitamento de dados multimodais assumem um papel central para garantir eficiência, resiliência e inovação. Esta dissertação insere-se no âmbito do projeto NEXUS tendo como foco o estudo do desenvolvimento do seu principal produto, a Plataforma Colaborativa de Dados Abertos, resultado do Work Package 1. Esta plataforma tem como propósito consolidar e disponibilizar dados provenientes de redes de transporte multimodais através de um marketplace digital. A metodologia do trabalho desenvolvido baseou-se numa revisão sistemática da literatura e na análise comparativa no formato de múltiplos estudos de caso de oito projetos europeus entre os quais o projeto ADMIRAL, DataPorts, ReMuNet, SARIL, Inter-IoT, PortForward, BigDataStack e PIXEL. A partir destas fontes, foi proposto um referencial de framework conceptual estruturado em camadas, que estabelece a ingestão e tratamento de dados como base, mecanismos de interoperabilidade, serviços e impactos esperados. Este referencial incorpora princípios de modularidade, escalabilidade e conformidade com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), e perspetivas alinhadas com os princípios Findable, Accessible, Interoperable, Reusable (FAIR), segurança e governance. Posteriormente, foi elaborado uma proposta roadmap de implementação estruturado por fases que traduz o referencial em etapas passo-a-passo, desde a conformidade a políticas de dados abertos e integração de dados, até à criação do marketplace, incorporação de análises avançadas e digital twins, terminando a última camada com a avaliação do impacto operacional, ambiental e socioeconómico por meio de Key Performance Indicators (KPIs). Esta proposta contribui com uma visão estruturada sobre como plataformas colaborativas de dados abertos podem apoiar a transformação digital e sustentável dos portos, potenciando insights valiosos. | por |
| dc.identifier.tid | 204066980 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/31158 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.subject | Smart Ports | |
| dc.subject | Open Data Collaboration Platform | |
| dc.subject | Interoperability | |
| dc.subject | Logistic Digitalisation | |
| dc.subject | Framework | |
| dc.subject | Roadmap | |
| dc.subject | NEXUS | |
| dc.subject | Portos Inteligentes | |
| dc.subject | Plataforma Colaborativa de Dados Abertos | |
| dc.subject | Interoperabilidade | |
| dc.subject | Digitalização Logística | |
| dc.subject | Referencial de Framework | |
| dc.title | A Roadmap Proposal for an Open Data Collaborative Platform: A Port of Sines Case Study | eng |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores |
