Browsing by Issue Date, starting with "2025-10-24"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Estudo da viscosidade dinâmica de nanofluidos de grafeno aplicados à hipertermia terapêuticaPublication . MONTEIRO, CARLOS EDUARDO FIGUEIREDO; Ramos, Gina Maria Oliveira Vilão deOs nanofluídos à base de grafeno têm vindo a ganhar relevo em aplicações biomédicas de transferência térmica controlada. Este trabalho teve como objetivo avaliar a viscosidade dinâmica de nanofluídos de grafeno em função da temperatura e da fração volúmica, considerando a sua adequação à hipertermia terapêutica. Prepararam-se amostras em diferentes fluidos base, tendo a parafina sido selecionada para ensaios aprofundados. As amostras centrifugadas e não centrifugadas foram caracterizadas por UV-Vis, FTIR, densidade e viscosidade entre 15 e 55 °C. Nas amostras não centrifugadas, observou-se que, para frações volúmicas até 0,30 %, a viscosidade diminui exponencialmente com a temperatura, enquanto para concentrações superiores ocorre uma inversão da tendência, originando um comportamento em “U” com valores mínimos entre 30 °C e 35 °C. Por outro lado, nas amostras centrifugadas, verificou-se uma diminuição contínua e exponencial da viscosidade em todo o intervalo de temperaturas e frações volúmicas, comportamento semelhante ao observado para a parafina pura. A comparação com os modelos teóricos e empíricos evidenciou que estes não reproduzem adequadamente o comportamento experimental. Já os modelos semiempíricos revelaram-se os mais adequados para descrever os dados obtidos, sendo a análise em função da temperatura aquela que apresentou o melhor ajustamento.
- Implementação de DevSecOps no processo CI/CDPublication . SOARES, CRISTIANO MARTINS; Silva, Bruno Miguel Fernandes daEsta dissertação aborda a implementação de práticas DevSecOps no processo de integração contínua e entrega/ implantação contínua (CI/CD) na Natixis, com o objetivo de melhorar a segurança e qualidade do software entregue. À data do início do projeto, as pipelines de CI/CD da Natixis não integravam análises automatizadas de qualidade e segurança, aumentando a probabilidade de introdução de vulnerabilidades nos ambientes de produção. Esta dissertação propôs a implementação de uma solução que automatizasse a análise de qualidade e segurança ao longo do ciclo de desenvolvimento, minimizando riscos e aumentando a eficiência operacional. Através de uma análise comparativa das ferramentas de análise de código, segurança e testes, foi sugerida uma solução escalável que pode ser aplicada de forma global às várias equipas da empresa, promovendo a integração contínua de boas práticas de segurança no desenvolvimento. Os resultados observados incluem a redução de vulnerabilidades em produção, melhoria na qualidade do código e maior agilidade no desenvolvimento de software seguro e eficiente.
- Sistemas de interação por gestos e voz aplicados a jogosPublication . RODRIGUES, PAULO FILIPE MELO; Castro, António Abel Vieira deEste trabalho explora a utilização de sistemas de rastreamento de mãos e comando de voz aplicados em jogos com ênfase na acessibilidade e no estímulo de funções cognitivas (como memória e raciocínio) e terapêutica. Foi efetuada uma revisão do estado da arte e desenvolvidos dois protótipos funcionais: um baseado em rastreamento de mãos e outro em reconhecimento de voz, integrados em minijogos. Realizaram-se dois ciclos de testes com utilizadores, que combinaram medições de desempenho dos protótipos, observação e inquéritos para recolher perceções subjetivas sobre usabilidade, intuitividade e potencial de aplicação. Os resultados indicam viabilidade técnica e interesse dos participantes, apontando o comando de voz como mais acessível em hardware comum e o rastreamento de mãos como promissor, embora sensível a condições de iluminação e qualidade de câmara. São discutidas limitações (amostra dos teste e necessidade de otimização de performance) e propostas futuras, como a junção dos dois sistemas, modos multijogador e aplicações dirigidas a públicos com necessidades especiais. São discutidas limitações (amostra dos teste e necessidade de otimização de performance) e proposta futuras, como a junção dos dois sistemas, modos multijogador e aplicações dirigidas a públicos com necessidades especiais.
