Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Música tradicional portuguesa no ensino do eufónio. Criação de um corpus de obras de cariz temático

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Álvaro_Silva_MEM_2019.pdf7.07 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio Profissional descreve todo o conjunto de atividades desenvolvidas no Conservatório de Música do Porto, no ano letivo 2018/2019, no âmbito da prática educativa desenvolvida no Ensino de Instrumento – Tuba. Este relatório está dividido em três capítulos: o primeiro contextualiza e caracteriza a instituição Conservatório de Música do Porto, inclui os relatórios das aulas observadas, bem como o balanço geral das mesmas; o segundo capítulo dedica-se à Prática de Ensino Supervisionada, contendo registos das aulas lecionadas, bem como as suas planificações; o terceiro aborda o projeto de investigação desenvolvido. O fascínio e a vontade de elucidar as qualidades e potencialidades existentes nas melodias tradicionais portuguesas foram fatores que me levaram a realizar o presente Projeto de Investigação. Com esta investigação, pretende-se averiguar a importância e os benefícios que advêm da utilização de Música Tradicional Portuguesa no ensino do eufónio, de forma a fomentar e validar a integração desse material nos programas do Ensino Básico e Secundário da disciplina de eufónio. Foram encomendadas várias obras de cariz tradicional português e aplicadas a um conjunto de alunos. Com recurso a questionários foi possivel analisar, para além do resultado do impacto das peças, uma série de fatores derivados do contacto dos inquiridos com a música tradicional portuguesa.
This Professional Internship Report describes the whole set of activities developed at the Conservatório de Música do Porto, in the academic year 2018/2019, within the framework of the educational practice developed in Instrument Education - Tuba. This report is divided into three chapters: the first chapter includes the description of the Institution and the reports of the observed lessons, including a brief evaluation of the latter; the second chapter is dedicated to the Supervised Teaching Practice, containing reports of the classes taught, as well as their planning; the third chapter encompasses the research project. The fascination and the will to illustrate the qualities and potentialities of Portuguese Traditional Music were the main reasons that led me to carry out the present Research Project. With this research, we intend to investigate the importance and benefits that come from the use of Portuguese Traditional Music in euphonium teaching, in order to promote and validate the integration of this material in the Basic and Secondary Education programs of the euphonium discipline. Several works based on Portuguese Traditional Music were commissioned and applied to a group of students. The use of questionnaires allowed us to measure the effects of the use of said works in the motivation of the students, as well as a series of factors derived from the contact of the respondents with Portuguese Traditional Music.

Description

Keywords

Eufónio Ensino da música Ensino do eufónio Música tradicional portuguesa Euphonium Music teaching Euphonium teaching Portuguese traditional music

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License