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Sistema de armazenamento de energia produzida na travagem de um comboio

dc.contributor.advisorBrito, Rui Miguel Monteiro de
dc.contributor.authorVicente, José Manuel Damil
dc.date.accessioned2023-02-06T15:14:35Z
dc.date.available2023-02-06T15:14:35Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO transporte ferroviário de alta velocidade é o meio de transporte mais eficiente e amigo do ambiente. Num momento em que a economia energética é um assunto central na sociedade é relevante encontrar soluções para melhorar a eficiência deste transporte, tendo em vista as poupanças económicas e ambientais que se pretendem prosseguir. Há vários anos que a utilização de sistemas adicionais, que permitam aumentar a eficiência dos transportes ferroviários, tem vindo a ser discutida, mas, até agora, a implementação destes sistemas ainda é bastante baixa. A travagem regenerativa é um desses sistemas que rentabiliza a energia que seria dissipada sob a forma de calor. Apesar deste sistema estar implementado na ferrovia o seu funcionamento implica que a energia regenerada seja injetada na catenária para ser utilizada, por exemplo, por outro comboio que circule no mesmo troço e que esteja em regime de aceleração ou injetada na rede sem retorno económico caso não seja possível rentabilizar essa energia por outra composição. Esta dissertação propõe a inclusão de um sistema de armazenamento de energia a bordo do comboio, que seja capaz de armazenar a energia gerada a partir da funcionalidade de travagem regenerativa disponível no comboio. Essa energia será posteriormente utilizada nos períodos de maior esforço de aceleração do comboio reduzindo assim a energia solicitada à rede. A redução da energia solicitada à rede, bem como a injetada na rede promove o chamado peak shaving. Após o desenvolvimento de uma simulação representativa do funcionamento do sistema de armazenamento, foi desenvolvido um protótipo laboratorial que é o foco desta dissertação.pt_PT
dc.description.abstractHigh-speed railway transport is the most efficient and environmental-friendly form of transportation. At a time when energy saving is a central issue in society, it is important to find solutions to improve the efficiency of this transport in view of the economic and environmental savings that can be achieved. For several years the use of additional systems to increase the efficiency of railway transport has been discussed, but so far the implementation of these systems is still quite minimal. Regenerative braking is one of the systems that allows part of the energy that would normally be dissipated as heat to be recovered. Although this system is implemented on the railway, its operation implies the regenerated energy is injected into the overhead contact line as to be used, for instance, by another train running on the same section or injected into the grid with no economic return. This dissertation proposes the inclusion of an energy storage system on board of the train, which is capable of storing the energy generated from its available electrical braking functionality. This stored energy will be used in the periods of greatest acceleration effort of the train, thus achieving peak shaving. After the development of a representative simulation of the energy storage system operation, a laboratory prototype was developed, which is the focus of this dissertation.pt_PT
dc.identifier.tid203113250pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/22164
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEficiência Energética na Ferroviapt_PT
dc.subjectSistemas de Armazenamento a Bordopt_PT
dc.subjectTravagem Regenerativa com Armazenamentopt_PT
dc.subjectArmazenamento com Supercondensadorespt_PT
dc.subjectEnergy Efficiency in Railwaypt_PT
dc.subjectOnboard Storage Systemspt_PT
dc.subjectRegenerative Braking with Storagept_PT
dc.subjectStorage with Supercapacitorspt_PT
dc.titleSistema de armazenamento de energia produzida na travagem de um comboiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Eletrotécnica - Sistemas Elétricos de Energiapt_PT

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