Repository logo
 
Publication

Práticas de marketing educacional nas escolas públicas

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRomão, Paula
dc.contributor.authorMarques, Maria Olinda da Silva
dc.date.accessioned2021-02-11T10:19:28Z
dc.date.available2021-02-11T10:19:28Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo identificar práticas de Marketing Educacional nas escolas públicas. Tendo por base razões pessoais, profissionais, teóricas e legais que justificam estudos sobre as práticas de Marketing Educacional nas escolas públicas, revê-se a literatura sobre a evolução do marketing (geral) até à emergência do marketing societal e do Marketing Educacional. Partindo dos normativos legais e da literatura, exploram-se as fontes de informação, a autonomia das escolas, a accountability, o planeamento estratégico e evidências dessas práticas associadas ao Marketing Educacional. Para o efeito, optou-se, metodologicamente, por realizar uma pesquisa quantitativa através de um inquérito por questionário realizado junto dos(as) diretores(as) dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas de Portugal Continental. No que respeita aos principais resultados obtidos, é possível concluir que, apesar de haver evidências de predominar a orientação da gestão para a “produção” do serviço educativo, há práticas de Marketing Educacional nas escolas públicas. Contudo, as escolas têm ainda uma consciência míope do que é o Marketing Educacional, pois há défice na identificação e na implementação dessas práticas. Verifica-se que as escolas fazem estudos de suporte a decisões sobre oferta formativa, de avaliação institucional e de satisfação junto dos alunos e restante comunidade educativa. Definem e implementam estratégias não só para cumprir os normativos legais, mas também adequar os serviços aos alunos, tornando-os parte ativa da coprodução do serviço educativo. Com base nas conclusões e nas opções de concordância do(a)s diretores(as), foi delineado um plano de ação de intervenção de Marketing Educacional.pt_PT
dc.description.abstractThis project aims to identify educational marketing practices in state schools. Based on personal, professional, theoretical and legal reasons that justify studies on Educational Marketing practices in state schools, we'll be reviewing the literature on the evolution of marketing, and of general marketing until the emergence of Educational Marketing. Starting from legal requirements and literature, we will explore information sources, school autonomy, accountability, strategic and practical evidence associated with Educational Marketing. For this purpose, it was decided, as far as methodology is concerned, to carry out a quantitative research through a survey with the School Directors/headmasters of the school groupings and schools in mainland Portugal. Concerning the main results obtained, it is possible to conclude that, although there is evidence of a predominant management orientation towards the “production” of the educational service, it is undeniable that there are Educational Marketing practices in state schools. However, schools still have a short-sighted awareness of what Educational Marketing is, as there is a deficit in identifying and implementing these practices. In fact, schools carry out surveys that support decisions on training courses, institutional assessment and satisfaction among students and the rest of the educational community. They define and implement strategies not only to comply with legal regulations, but also to adapt services to students, making them an active part of the co-production of the educational service. Based on the headmasters' conclusions and agreement options, an Educational Marketing action plan was outlined. KEYWORDS: Educational Marketing,pt_PT
dc.identifier.tid202705870
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/16965
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectMarketing Educacionalpt_PT
dc.subjectMarketing Educacional Estratégicopt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectMarketing nas escolas públicaspt_PT
dc.subjectMarketing nos estabelecimentos de ensinopt_PT
dc.subjectMarketing 3.0pt_PT
dc.subjectMarketing 4.0pt_PT
dc.subjectEducational Marketingpt_PT
dc.subjectStrategic Educational Marketingpt_PT
dc.subjectMarketing in public schoolspt_PT
dc.titlePráticas de marketing educacional nas escolas públicaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMESTRADO EM EDUCAÇÃO: ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES EDUCATIVASpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Maria_Marques_2021.pdf
Size:
2.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format