Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Mulheres e mães de coragem - Um projeto de intervenção social com mulheres vítimas de violência doméstica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Mariana Monteiro_2023.pdf13.24 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório apresenta o projeto de Investigação-Ação Participativa “Mulheres e mães de coragem” que se desenvolveu num Serviço de Apoio à Vítima de Violência Doméstica, numa autarquia da região norte do país. O projeto foi co contruído com cinco mulheres, vítimas de violência doméstica (VD), acompanhadas no serviço e que aceitaram, de livre vontade, participar e desenvolver o projeto. Como finalidade, este projeto pretendia reconstruir os projetos de vida destas mulheres, potenciando o seu empoderamento, a autonomização e o desenvolvimento de relações positivas. Para a aproximação dessa finalidade foram desenvolvidas duas ações: “As Guerreiras Sonhadoras”, ação que se traduziu numa intervenção psicossocial em grupo, com a qual se pretendeu que as mulheres conhecessem outras mulheres que tinham passado por situações semelhantes e pudessem sentir-se escutadas e compreendidas, conversando livremente sobre as suas vidas; e “Passo a passo pela independência”, uma ação psicossocial desenvolvida individualmente com duas mulheres em específico e que pretendeu ajudá-las no encontro de estratégias e recursos que pudessem colmatar as suas necessidades específicas. Todo o percurso desenvolvido e co construído, assente na partilha, na escuta ativa e no diálogo de todas e entre todas, permitiu acreditar nas potencialidades e competências intrínsecas de cada uma das participantes e o estabelecimento de relações positivas entre todas num espaço relacional de compreensão, valorização e de segurança. O poder da relação permitiu que cada uma fosse caminhando, passo a passo, e ao seu ritmo, por uma realidade diferente, mais independente e libertadora, contrariando os ciclos de violência tantas vezes repetidos.
This report presents the participation Action Research project "Women and Mothers of courage”, a social intervention project with women, victims of domestic violence which developed into a Support Service for Victims of Domestic Violence, in an authority in the northern region of the country. The project was co-constructed with five women, victims of domestic violence (DV), accompanied in the service and who agreed, of their own free will, to participate and develop the project. As purpose, this project intended to reconstruct the life projects of these women, enhancing their empowerment, autonomy and the development of relationships positive. To bring this purpose closer was developed two actions "The Warrior Dreamers", action which translated into a group psychosocial intervention, with which intended for women to meet other women who had gone through similar situations and could feel heard and understood, talking freely about their lives; and "Step by step for independence", a psychosocial action developed individually with two specific women and intended to help them in finding strategies and resources that could meet your specifics needs. The entire route developed and co-constructed, based on sharing, active listening and dialogue of all and among all, allowed us to believe in the potential and skills intrinsic characteristics of each of the participants and the establishment of positive relationships between all in a relational space of understanding, appreciation and security. The power of relationship allowed each one to walk, step by step, and at her own pace, through a reality different, more independent and liberating, counteracting the cycles of violence so often repeated.

Description

Keywords

Violência Doméstica Projetos de intervenção e Educação Social Intervenção psicossocial Investigação-ação participativa Domestic violence Education and social intervention projects Psychosocial intervention Research-action participatory

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License