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Advisor(s)
Abstract(s)
Uma vez que o meu percurso profissional no Teatro tem sido desenvolvido
enquanto actriz, considerei que a apresentação de um trabalho de natureza
profissional para o requerimento do título de especialista nesta área deveria
incidir sobre a Interpretação em Teatro. O espectáculo escolhido como
exemplificativo do meu percurso remonta a 2009 – Otelo de William Shakespeare.
A primeira parte da presente comunicação pretende dar conta do processo de
trabalho seguido pela encenação de Kuniaki Ida no Teatro do Bolhão, e cuja equipa
integrei como intérprete no papel de Emília. Nela se dão conta das várias etapas –
do trabalho de mesa ao levantamento das cenas – que conduziram ao espectáculo
apresentado primeiramente no Porto (ACE) e depois no Teatro da Trindade,
Teatro Municipal de Vila Real e Casa das Artes de Famalicão.
A segunda parte é dedicada a uma reflexão sobre o trabalho do actor,
processos e dúvidas evidenciadas por este espectáculo em particular. Apesar de o
tempo para a reflexão e o debate sobre processos ser muito escasso durante a
preparação de um espectáculo, não há trabalho que não despolete um
questionamento no actor sobre o melhor modo de aproximação à criação da
personagem. Salvaguardamos aqui o facto de estarmos a tratar da criação num
contexto logocêntrico, criação de um espectáculo a partir de um texto dramático
que inclui intriga, acção e personagens, e não outro tipo de abordagem teatral que
suprime os princípios da dramaturgia clássica.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo.
