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A Assessoria Secretarial em Instituições Públicas no Brasil a partir do Estudo de Caso do Instituto Federal de mato Grosso do Sul (IFMS)

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Abstract(s)

Objetivo: identificar como a assessoria é desenvolvida no ambiente do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), em seus dez campi. Metodologia: este estudo tem natureza mista, qualiquantiativa, como estudo de caso realizado no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) (MS, Brasil), em todos os campi (n=10). Foram entrevistados secretários executivos concursados (n=6, todos os servidores integraram o estudo), assessores de diretoria (que em modo de exceção realizam as atividades assessoriais institucionais nos cargos de Chefes de Gabinete e Auxiliares de Diretoria) (n=16, do universo total de 22 servidores) e diretorias assessoradas (n=19, do universo total de 22 diretores). Assessores receberam questionário com 23 perguntas (formulário Google Forms); Assessorados, entrevista com 10 questões e Secretários Executivos, questionário de levantamento de perfil com 23 questões e questionário aberto de três questões para aqueles que não desenvolvem atividades assessorais. Resultados e conclusões: foi observado que, na instituição em investigação, os Assessores, que possuem formações distintas de secretariado, exercem as funções natas do secretariado executivo, ao mesmo tempo que existem servidores com esta formação afastados desta prática e envolvidos unicamente em funções administrativas. Foi ainda constatado que no IFMS o exercício da gestão por competências no âmbito do secretariado se mostrou ainda embrionário, tendo por referência a recorrente não alocação de secretários executivos em cargos de assessoria nata. Foi, igualmente, sinalizada uma baixa compreensão institucional acerca das atividades inerentes aos secretários executivos, sendo que este conhecimento se poderia converter numa mais-valia em termos de desempenho institucional. Limitações/ Implicações: como limitação está o fato deste estudo ter sido realizado sob uma parcela restrita de uma instituição pública, o que pode trazer dificuldades de generalização de seus resultados frente às demais. Contudo, apesar desta limitação, parece-nos importante destacar a necessidade de revisão/fortalecimento institucional da gestão por competências, bem como organização e aproveitamento dos profissionais de secretariado executivo a fim de exercerem seus conhecimentos e competências de forma efetiva.
Objective: to identify how the advisory is developed in the environment of the Federal Institute of Mato Grosso do Sul (IFMS), on its ten campuses. Methodology: this study has a mixed nature, qualitative and quantitative, as a case study conducted at the Federal Institute of Mato Grosso do Sul (FIMS) (MS, Brazil), on all campuses (n=10). Executive secretaries (n=6, all servers were part of the study), to board clerks (who in exception mode carry out the activities institutional advisory officers in the positions of Heads of Office and Auxiliary of Directors) (n=16, of the total universe of 22 servers) and boards assessed(n=19, of the total universe of 22 directors) . Assessors are received a questionnaire with 23 questions (Form Google Forms); advised, interview script with 10 questions and Executive Secretaries, profile survey with 23 questions and questionnaire three questions for those who do not developing advisory activities. Results and conclusions: it was observed that the Advisors,who have different secretariat formations, perform natural functions of the executive secretariat. However, there are servers with this training removed from this practice and involved solely in administrative functions. The exercise of competency management, in the IFMS, was embryonic to the secretariat, having as reference to the applicant non-allocation of executive secretaries to their natal advisory posts. Was signaled a low institutional understanding about the inherent activities of executive secretaries, and this knowledge could become an added value institutional performance. Limitations/ Implications: As a limitation is the fact that this study was carried out under a restricted portion of a public institution, which can bring difficulties in generalizing its results in the face of others. this studyisthe need to review/institutional strengthening of competency management, as well as the organization and use of executive secretariat professionals in order to exercise their knowledge and skills effectively.

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Assessoria Secretariado executivo Gestão Por competências Instituições públicas Advisory Public institutions Skills management Executive secretariat

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