Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
dc.contributor.authorMoreira, Renata Sofia Queirós
dc.date.accessioned2019-09-18T11:18:20Z
dc.date.available2019-09-18T11:18:20Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractO presente relatório apresenta-se como a última etapa do processo de formação inicial para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, conforme Decreto-Lei nº 79 de 2014 que reconhece o “valor e o impacto da docência na qualidade da educação” e que determina a habilitação profissional para a docência, alegando que o mestrado reforça “a formação académica, incidindo sobre os conhecimentos necessários à docência” (idem). Este foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Educativa Supervisionada (PES), contemplando as práticas que foram desenvolvidas em contexto de estágio, os construtos teóricos que as sustentaram, bem como uma análise crítica e reflexiva sobre as mesmas. Deste modo, este documento espelha o professor construtor da sua profissionalidade docente, aquele que se apropriou de saberes profissionais para dar sentido à sua prática. O desenvolvimento destes saberes profissionais sustentou-se no processo cíclico que percorreu as etapas da metodologia de investigação-ação (I-A), observação, planificação, ação e reflexão, e numa perspetiva socioconstrutivista promotora de metodologias ativas de aprendizagem que incentivaram a autonomia e confiança tornando as crianças e os profissionais mais qualificados e valorizados. Realça-se a reflexão que percorreu todo o processo e que permitiu a elaboração deste documento, sendo por isso um ponto fulcral no crescimento pessoal e profissional, tendo estimulado a melhoria da prática, uma vez que “os saberes profissionais dos professores têm uma certa unidade, não se trata de uma unidade teórica ou conceitual, mas pragmática: como as diferentes ferramentas de um artesão, eles fazem parte da mesma caixa de ferramentas, porque o artesão pode precisar deles no exercício de suas atividades” (Tardif, 2000, p. 15).pt_PT
dc.description.abstractThis report presents the last stage of the entire training process, of a future professional education, to obtain the master's degree in Pre-School Education and Primary Education. This was developed within the scope of the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, contemplating the practices that were developed in the context of the stage, the theoretical constructs that supported it, as well as a critical and reflexive analysis about them. The construction of this document and the Supervised Educational Practice emerged from the mobilization and articulation of scientific, pedagogical and didactic knowledge, which were used as a support for all practice. The development of these professional knowledge was based on the research-action methodology, which presupposes the cyclical process of observation, planning, action and reflection, as a way of constructing meaningful educational practices for the professional and the child. Thus, starting from a socioconstructivist perspective, where the child is seen as the central point of the whole process of teaching and learning, this centrality presupposes an active participation of the child. Therefore, throughout the practice, activities were developed that met the interests, tastes and motivations of the children, promoting their holistic development. In this way, the continuous reflection, whether individual or with the peers, allowed the preparation of this document, being therefore a focal point in the personal and professional growth, having stimulated the improvement of the practice oncept_PT
dc.identifier.tid202382583
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/14635
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectSocioconstrutivismopt_PT
dc.subjectPrática Educativa Supervisionadapt_PT
dc.subjectConstrução da Identidade Profissional Docentept_PT
dc.subjectPre-primary Educationpt_PT
dc.subjectPrimary Educationpt_PT
dc.subjectSocial constructivismpt_PT
dc.subjectSupervised Educational Practicept_PT
dc.subjectResearch-Action Methodologypt_PT
dc.subjectConstruction of the Professional Identity Teacherpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_RenataMoreira_2019.pdf
Size:
3.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: