Publication
Avaliação distribuída no ensino superior com recurso à App Socrative. A perspetiva dos estudantes para consolidação da prática
| dc.contributor.author | Lamas, Maria do Céu | |
| dc.contributor.author | Mota, Sandra | |
| dc.contributor.author | Amorim, Manuela | |
| dc.date.accessioned | 2023-02-14T17:03:05Z | |
| dc.date.available | 2023-02-14T17:03:05Z | |
| dc.date.issued | 2021 | |
| dc.description.abstract | O processo de avaliação dos conhecimentos é uma questão central nos sistemas de ensino, independentemente de se inserir na categoria prognóstica, formativa e/ou sumativa. Esta importância é mais sentida na situação pandémica atual que tem obrigado a práticas mistas de ensino e/ou inteiramente em regime não presencial. Por essa razão, a avaliação tem sido amplamente debatida no contexto de ensino remoto e à distância. Assumindo-se as ferramentas digitais como potencializadoras dos processos de ensino-aprendizagem, podem ser também facilitadoras do processo de avaliação distribuída dos estudantes? Da ampla diversidade de softwares/aplicativos digitais, a tecnologia implementada e objeto de estudo foi a App Socrative – Sistema de Resposta em Sala de Aula baseado em dispositivos móveis. O recurso a esta aplicação, implementada no ano letivo 2017/18 em três Unidades Curriculares (UCs) da área técnico científica de aná lises clínicas e saúde pública (ATC-ACSP), do 1º, 2º e 3º anos do curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais (CBL), teve uma avaliação positiva pelos estudantes, apesar de identificarem algumas dificuldades/limitações. A partir desse feedback, esta prática foi mantida nessas UCs e alargada a outras da mesma ATC. Tendo por base o espaço temporal entre a implementação até ao 1º semestre do ano letivo 2020/2021, pretendeu-se de forma mais alargada, compreender a perceção dos estudantes sobre a utilização da App Socrative no processo de avaliação distribuída, objetivando a consolidação desta prática. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Lamas, M. do C. R., Mota, S. M. da S., & Amorim, M. M. (2021). Avaliação distribuída no ensino superior com recurso à App Socrative. A perspetiva dos estudantes para consolidação da prática. Em Livro de resumos Desafios do «Novo normal»—Fórum Interno 21, Porto. (pp. 57–58). Edições Politema. http://hdl.handle.net/10400.22/20439 | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-972-8688-97-4 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/22290 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.publisher | Edições Politema | pt_PT |
| dc.subject | Avaliação | pt_PT |
| dc.subject | Aplicações digitais | pt_PT |
| dc.subject | Socrative | pt_PT |
| dc.subject | Ensino Superior | pt_PT |
| dc.title | Avaliação distribuída no ensino superior com recurso à App Socrative. A perspetiva dos estudantes para consolidação da prática | pt_PT |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 57 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | 58 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Livro de resumos Desafios do "Novo normal" - Fórum Interno 21 | pt_PT |
| person.familyName | Ribeiro Lamas | |
| person.familyName | Mota | |
| person.familyName | Amorim Sousa | |
| person.givenName | Maria do Céu | |
| person.givenName | Sandra | |
| person.givenName | Maria Manuela | |
| person.identifier.ciencia-id | 5110-81A3-1EE2 | |
| person.identifier.ciencia-id | 0A19-207B-6C63 | |
| person.identifier.ciencia-id | CD1D-1B47-A971 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-8139-351X | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-2803-7230 | |
| person.identifier.orcid | 0009-0006-1887-4840 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 6603695681 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 3846a768-2927-488d-9351-b562a56d22fa | |
| relation.isAuthorOfPublication | f73a5c8e-1621-435f-a34f-c3cc83924875 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 10df22ed-9823-452e-89a8-8cbe89e717ec | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f73a5c8e-1621-435f-a34f-c3cc83924875 |
