Repository logo
 
Publication

Avaliação distribuída no ensino superior com recurso à App Socrative. A perspetiva dos estudantes para consolidação da prática

dc.contributor.authorLamas, Maria do Céu
dc.contributor.authorMota, Sandra
dc.contributor.authorAmorim, Manuela
dc.date.accessioned2023-02-14T17:03:05Z
dc.date.available2023-02-14T17:03:05Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO processo de avaliação dos conhecimentos é uma questão central nos sistemas de ensino, independentemente de se inserir na categoria prognóstica, formativa e/ou sumativa. Esta importância é mais sentida na situação pandémica atual que tem obrigado a práticas mistas de ensino e/ou inteiramente em regime não presencial. Por essa razão, a avaliação tem sido amplamente debatida no contexto de ensino remoto e à distância. Assumindo-se as ferramentas digitais como potencializadoras dos processos de ensino-aprendizagem, podem ser também facilitadoras do processo de avaliação distribuída dos estudantes? Da ampla diversidade de softwares/aplicativos digitais, a tecnologia implementada e objeto de estudo foi a App Socrative – Sistema de Resposta em Sala de Aula baseado em dispositivos móveis. O recurso a esta aplicação, implementada no ano letivo 2017/18 em três Unidades Curriculares (UCs) da área técnico científica de aná lises clínicas e saúde pública (ATC-ACSP), do 1º, 2º e 3º anos do curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais (CBL), teve uma avaliação positiva pelos estudantes, apesar de identificarem algumas dificuldades/limitações. A partir desse feedback, esta prática foi mantida nessas UCs e alargada a outras da mesma ATC. Tendo por base o espaço temporal entre a implementação até ao 1º semestre do ano letivo 2020/2021, pretendeu-se de forma mais alargada, compreender a perceção dos estudantes sobre a utilização da App Socrative no processo de avaliação distribuída, objetivando a consolidação desta prática.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLamas, M. do C. R., Mota, S. M. da S., & Amorim, M. M. (2021). Avaliação distribuída no ensino superior com recurso à App Socrative. A perspetiva dos estudantes para consolidação da prática. Em Livro de resumos Desafios do «Novo normal»—Fórum Interno 21, Porto. (pp. 57–58). Edições Politema. http://hdl.handle.net/10400.22/20439pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8688-97-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/22290
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEdições Politemapt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectAplicações digitaispt_PT
dc.subjectSocrativept_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.titleAvaliação distribuída no ensino superior com recurso à App Socrative. A perspetiva dos estudantes para consolidação da práticapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage57pt_PT
oaire.citation.issue58pt_PT
oaire.citation.titleLivro de resumos Desafios do "Novo normal" - Fórum Interno 21pt_PT
person.familyNameRibeiro Lamas
person.familyNameMota
person.familyNameAmorim Sousa
person.givenNameMaria do Céu
person.givenNameSandra
person.givenNameMaria Manuela
person.identifier.ciencia-id5110-81A3-1EE2
person.identifier.ciencia-id0A19-207B-6C63
person.identifier.ciencia-idCD1D-1B47-A971
person.identifier.orcid0000-0001-8139-351X
person.identifier.orcid0000-0002-2803-7230
person.identifier.orcid0009-0006-1887-4840
person.identifier.scopus-author-id6603695681
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3846a768-2927-488d-9351-b562a56d22fa
relation.isAuthorOfPublicationf73a5c8e-1621-435f-a34f-c3cc83924875
relation.isAuthorOfPublication10df22ed-9823-452e-89a8-8cbe89e717ec
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf73a5c8e-1621-435f-a34f-c3cc83924875

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
COM_M. Céu Lamas.pdf
Size:
52.25 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: