Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Ana Sofia Almeida Nunes

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
dc.contributor.advisorTeixeira, Maria Cândida da Mota
dc.contributor.advisorGraça, Vânia Gabriela Dias
dc.contributor.advisorDias, Joana Ortigão de Oliveira Matos
dc.contributor.authorNunes, Ana Sofia Almeida
dc.date.accessioned2023-11-14T19:37:17Z
dc.date.available2023-11-14T19:37:17Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio espelha as aprendizagens realizadas no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada (PES), contemplada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto, sendo esta condição necessária à obtenção do grau de Mestre. Neste sentido será evidenciado como foi edificado o percurso formativo da mestranda, especificando-se o progresso da construção da identidade profissional de perfil duplo, sob uma perspetiva crítica e reflexiva, articulando os construtos teóricos e legais, na procura de uma prática inovadora assente numa perspetiva socioconstrutivista. Realça-se a observação, a planificação, a avaliação e a reflexão de um leque de ações experienciadas que colocaram os conhecimentos da mestranda à prova, proporcionando uma reflexão minuciosa e crítica, sustentada pela utilização da Metodologia de Investigação-Ação (IA). Procurou-se, por isso, a construção de práticas educativas que fossem ao encontro do quadrinómio interesses/motivações/necessidades/dificuldades das crianças, para o desenvolvimento holístico da criança. Face ao referido, faz-se alusão ao trabalho colaborativo, uma vez que existiu uma constante partilha de conhecimento com todos os atores do processo educativo, procurando envolver a comunidade educativa e as famílias. Por sua vez, pressupõe-se que este documento alcance refletir e transmitir o leque de emoções, evoluções e aprendizagens decorrentes durante a PES, pautada pela promoção de uma educação centrada na aprendizagem das crianças, com o intuito de um vitalício crescimento e amadurecimento de um perfil de docente duplo que se encontra em permanente construção.pt_PT
dc.description.abstractThis Internship Report reflects the learning experiences of the curricular unit Supervised Educational Practice (PES), included in the study plan of the 2nd year of the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, in the School of Education of Porto, which is a necessary condition for obtaining the Master's degree. In this sense, it will be highlighted how the master's educational path was built, specifying the progress of the construction of the dual profile professional identity, from a critical and reflective perspective, articulating the theoretical and legal constructs, in the search for an innovative practice based on a socio-constructivist perspective. We highlight the observation, planning, assessment and reflection of a range of experienced actions that put the knowledge of the master's student to the test, providing a thorough and critical reflection, supported by the use of the Action-Research Methodology (AI). Therefore, we sought to build educational practices that met the quadrinomial interests/motivations/needs/difficulties of children, for the holistic development of the child. In view of the above, allusion is made to collaborative work, since there was a constant sharing of knowledge with all the players in the educational process, seeking to involve the educational community and families. In turn, it is assumed that this document reflects and transmits the range of emotions, developments, and learning that took place during the SEP, guided by the promotion of an education centered on children's learning, with the intention of a lifetime of growth and maturation of a dual teacher profile that is under permanent construction. Keywords: Construction of Teacher Identity; Child; Action Research; Supervisedpt_PT
dc.identifier.tid203394402
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23905
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectConstrução da identidade docentept_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectConstruction of teacher identitypt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectAction researchpt_PT
dc.subjectSupervised educational practicept_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Ana Sofia Almeida Nunespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Ana Nunes_2023.pdf
Size:
956.9 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: