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Green marketing: o impacto das estratégias online na intenção de compra do consumidor de cosméticos

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Zaila Maria
dc.contributor.authorTeixeira, Sara Filipa da Silva
dc.date.accessioned2023-01-23T10:46:39Z
dc.date.available2023-01-23T10:46:39Z
dc.date.issued2022-11-30
dc.description.abstractIn the last decades, consumers have become more environmentally conscious, resulting in an increased demand for green cosmetics. Thus, companies have adapted to the changes and considered environmental issues in their marketing strategies and in the production of their products, becoming socially responsible brands. The present study aims to understand the impact of online green marketing strategies on the purchase intention of portuguese consumers of green cosmetics, analyzing the impact of the following strategies: E-WOM, influence marketing and brand content. For such, it is important to understand the antecedents of green cosmetics purchase intention, as they help to predict green consumer behavior, such as attitude and subjective norms, using the theory of planned behavior. For this purpose, the literature review was made and, based on it, the conceptual model and the research hypotheses were developed. A quantitative methodology is proposed, where a survey was applied, with 141 answers, and the sample of this study is non-probabilistic by convenience. The study shows that online green marketing strategies impact the intention to purchase green cosmetics, by portuguese consumers, in particular E-WOM and brand content, while influence marketing has no effect on it. Furthermore, it is concluded that attitude is the antecedent that influences the intention to purchase these cosmetics, by the same consumers, being influenced by environmental and health concerns. This study will be relevant for academia and digital marketing professionals, especially for those who work with green cosmetics brands operating in Portugal, since the subject is quite recent and was not explored in the portuguese context.pt_PT
dc.description.abstractNas últimas décadas, os consumidores têm-se tornado mais conscientes ambientalmente, resultando num aumento da procura por cosméticos verdes. Assim, as empresas adaptaram-se às mudanças e consideraram os problemas ambientais nas suas estratégias de marketing e na produção dos seus produtos, tornando-se em marcas socialmente responsáveis. O presente estudo tem como objetivo compreender o impacto das estratégias de green marketing online na intenção de compra dos consumidores portugueses de cosméticos verdes, analisando o impacto das seguintes estratégias: o E-WOM, o marketing de influência e o conteúdo da marca. Para tal, é importante entender os antecedentes de intenção de compra de cosméticos verdes, visto que estes auxiliam na previsão do comportamento do consumidor verde, nomeadamente a atitude e as normas subjetivas, recorrendo à teoria do comportamento planeado. Para o efeito, foi efetuada a revisão de literatura e, com base nesta, desenvolveu-se o modelo conceptual e a elaboração das hipótese de investigação. É proposta uma metodologia quantitativa, onde foi aplicado um questionário, com 141 respostas, e a amostra deste estudo é não probabilística por conveniência. O estudo demonstra que as estratégias de green marketing online impactam a intenção de compra de cosméticos verdes, pelos consumidores portugueses, nomeadamente o E-WOM e o conteúdo da marca, sendo que o marketing de influência não tem efeito na mesma. Além disso, conclui-se que a atitude é o antecedente que impacta a intenção de compra destes cosméticos, pelos mesmos consumidores, sendo influenciada pela preocupação ambiental e pela preocupação com a saúde. Este estudo será relevante para a academia e para os profissionais da área de marketing digital, especialmente para os que trabalham com marcas de cosméticos verdes que atuam em Portugal, uma vez que o tema é relativamente recente e não foi explorado no contexto português.pt_PT
dc.identifier.tid203185277pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/21756
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGreen marketingpt_PT
dc.subjectEstratégias de green marketing onlinept_PT
dc.subjectCosméticos verdespt_PT
dc.subjectTeoria do comportamento planeadopt_PT
dc.subjectOnline green marketing strategiespt_PT
dc.subjectGreen cosmeticspt_PT
dc.subjectTheory of planned behaviorpt_PT
dc.titleGreen marketing: o impacto das estratégias online na intenção de compra do consumidor de cosméticospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMarketing Digitalpt_PT

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