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Game Porting Optimization Techniques

dc.contributor.advisorCarvalho, Carlos Miguel Miranda Vaz de
dc.contributor.authorBarroso, Pedro Antunes de Azevedo
dc.date.accessioned2022-09-09T11:06:19Z
dc.date.available2024-07-21T00:30:58Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractCom o constante crescimento tecnológico da nossa sociedade, o uso de tecnologias digitais para entretenimento tornou-se um fenómeno comum, sendo que grande parte dos cidadãos utiliza os seus computadores, tablets ou telemóveis, como dispositivos de entretenimento onde jogam jogos eletrónicos. Este crescimento tem levado ao aparecimento de inúmeras empresas dedicadas ao desenvolvimento de videojogos; no entanto, a procura por jogos diferentes supera a oferta, embora esta seja vasta. Como é um mercado bastante competitivo e exigente, é necessário utilizar-se formas consistentes de criar produtos com qualidade elevada e um custo apelativo para atrair os clientes. Com a existência de diferentes plataformas (algumas físicas e outras digitais, como os serviços cloud), tem-se tornado recorrente o uso de porting, isto é, a adaptação de um jogo existente numa plataforma para novas plataformas, de forma a alcançar novos jogadores. Um dos principais desafios no desenvolvimento do porting de um jogo ou de um outro software é garantir que a nova versão terá uma performance igual, ou até superior à original. Neste trabalho pretendeu-se propor, desenvolver e avaliar uma metodologia de padronização do processo de porting, que permitirá acelerar o desenvolvimento de um jogo em projetos futuros, salvaguardando a qualidade e eficiência do produto. No final deste trabalho demonstrou-se, recorrendo a um conjunto de profissionais da indústria dos jogos, os resultados da implementação. Estes permitiram concluir que a metodologia desenvolvida cumpriu o seu objetivo, demonstrando ser um bom recurso para o desenvolvimento de jogos.pt_PT
dc.description.abstractWith the ever-growing technological advance in our daily day, the use of technology for entertainment has become a common thing for people. That entertainment can be listening to music, watching movies, playing games, among other activities. And games have been on the fastest growing part of that industry. A sub-part of the gaming industry is porting, which is the adaptation of an existing game from one, or more, platforms to new, unsupported ones. With the increase of popularity with ported games, due to games exclusivities and different platforms, there was even the appearance of new studios that are specialized in porting games. But both these specific studios, and the “regular” ones need to be able to make the best game in the shortest time they can. That is what this project aims to improve, by creating an optimized methodology for porting that can be used for most porting projects and that can help save time for the development, especially among indie developers or indie studios, while keeping it simple to understand.pt_PT
dc.identifier.tid203056620pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/20855
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectVideojogospt_PT
dc.subjectPortingpt_PT
dc.subjectOtimizaçãopt_PT
dc.subjectMetodologiaspt_PT
dc.subjectVideogamespt_PT
dc.subjectOptimizationpt_PT
dc.subjectMethodologypt_PT
dc.titleGame Porting Optimization Techniquespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informática - Sistemas Gráficos e Multimédiapt_PT

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