Publication
Na formação inicial de professores, a investigação-ação revelada pelos relatórios de estágio
dc.contributor.author | Moreira, Ana Isabel | |
dc.contributor.author | Duarte, Pedro | |
dc.date.accessioned | 2021-12-16T09:29:35Z | |
dc.date.available | 2021-12-16T09:29:35Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | O desenvolvimento da literacia investigativa dos professores é um aspeto com particular importância, uma vez que se assume ser essencial que os docentes detenham competências para interpretar e protagonizar processos de investigação. Nesse âmbito, reconhece-se a consolidação de dinâmicas de investigação na formação inicial de professores, especificamente aquando da prática de ensino supervisionada, sobretudo direcionadas para a metodologia de investigação-ação. O presente trabalho tem como propósito apresentar os resultados decorrentes de uma análise do entendimento que futuros professores perfilham sobre investigação-ação e a forma como tendem a desenvolvê-la em contexto de supervisão pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Analisaram-se 15 relatórios de estágio redigidos por estudantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico entre os anos de 2013 e 2019, recolhidos aleatoriamente nos repositórios de três universidades portuguesas. Sob a forma de preliminares conclusões, constata-se que os futuros professores se apropriam, em parte, de uma sustentação conceptual ampla e perspetivam a mobilização de múltiplos instrumentos e técnicas de recolha de dados para a sua ação investigativa, mas a apresentação e análise interpretativa do processo repetidamente se transforma numa descrição, nem sempre reflexiva, daquilo que foi a sua intervenção pedagógica. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Moreira, A. I., & Duarte, P. (2020). Na formação inicial de professores, a investigação-ação revelada pelos relatórios de estágio. V Encontro International de Formação | Livro de atas (pp. 607-619). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/19103 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Bragança | pt_PT |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Prática de ensino | pt_PT |
dc.title | Na formação inicial de professores, a investigação-ação revelada pelos relatórios de estágio | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 619 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 607 | pt_PT |
person.familyName | Moreira | |
person.familyName | Barbosa Gomes Pereira | |
person.givenName | Ana Isabel | |
person.givenName | Pedro Duarte | |
person.identifier.ciencia-id | 4315-7FCF-80C0 | |
person.identifier.ciencia-id | 8B15-7C50-C2AD | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6757-8005 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3048-6959 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | af0082ca-6fc4-4b72-9268-e3096cd78bf9 | |
relation.isAuthorOfPublication | 3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | af0082ca-6fc4-4b72-9268-e3096cd78bf9 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- ART_PedroDuarte_2020_6.pdf
- Size:
- 1.2 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format