Repository logo
 
Publication

Na formação inicial de professores, a investigação-ação revelada pelos relatórios de estágio

dc.contributor.authorMoreira, Ana Isabel
dc.contributor.authorDuarte, Pedro
dc.date.accessioned2021-12-16T09:29:35Z
dc.date.available2021-12-16T09:29:35Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO desenvolvimento da literacia investigativa dos professores é um aspeto com particular importância, uma vez que se assume ser essencial que os docentes detenham competências para interpretar e protagonizar processos de investigação. Nesse âmbito, reconhece-se a consolidação de dinâmicas de investigação na formação inicial de professores, especificamente aquando da prática de ensino supervisionada, sobretudo direcionadas para a metodologia de investigação-ação. O presente trabalho tem como propósito apresentar os resultados decorrentes de uma análise do entendimento que futuros professores perfilham sobre investigação-ação e a forma como tendem a desenvolvê-la em contexto de supervisão pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Analisaram-se 15 relatórios de estágio redigidos por estudantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico entre os anos de 2013 e 2019, recolhidos aleatoriamente nos repositórios de três universidades portuguesas. Sob a forma de preliminares conclusões, constata-se que os futuros professores se apropriam, em parte, de uma sustentação conceptual ampla e perspetivam a mobilização de múltiplos instrumentos e técnicas de recolha de dados para a sua ação investigativa, mas a apresentação e análise interpretativa do processo repetidamente se transforma numa descrição, nem sempre reflexiva, daquilo que foi a sua intervenção pedagógica.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMoreira, A. I., & Duarte, P. (2020). Na formação inicial de professores, a investigação-ação revelada pelos relatórios de estágio. V Encontro International de Formação | Livro de atas (pp. 607-619). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19103
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Bragançapt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectPrática de ensinopt_PT
dc.titleNa formação inicial de professores, a investigação-ação revelada pelos relatórios de estágiopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage619pt_PT
oaire.citation.startPage607pt_PT
person.familyNameMoreira
person.familyNameBarbosa Gomes Pereira
person.givenNameAna Isabel
person.givenNamePedro Duarte
person.identifier.ciencia-id4315-7FCF-80C0
person.identifier.ciencia-id8B15-7C50-C2AD
person.identifier.orcid0000-0002-6757-8005
person.identifier.orcid0000-0002-3048-6959
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationaf0082ca-6fc4-4b72-9268-e3096cd78bf9
relation.isAuthorOfPublication3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryaf0082ca-6fc4-4b72-9268-e3096cd78bf9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_PedroDuarte_2020_6.pdf
Size:
1.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format