Repository logo
 
Publication

A construir e a desmontar aprende-se a ensinar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPinto, José Alexandre Silva
dc.contributor.authorGomes, Rita Raquel Pereira
dc.date.accessioned2016-12-19T14:45:20Z
dc.date.available2016-12-19T14:45:20Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO Relatório que aqui se apresenta surge no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio e é parte integrante do segundo ciclo de estudos da formação docente no Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento tem como objetivo analisar crítica e reflexivamente o desenvolvimento profissional da mestranda em contexto de estágio no Agrupamento de Escolas de Pedrouços. Porque a prática educativa é apoiada por um conjunto de saberes teóricos abordados, aprofundados e consolidados nas várias Unidades Curriculares, em primeira estância, urge a necessidade de evidenciar um conjunto de referenciais teóricos e legais imprescindíveis a uma ação pedagógica sustentada e consciente. Pelo seu papel preponderante na construção do profissional da educação releva-se ainda a importância da reflexão na e sobre a ação e da supervisão pedagógica enquanto quadro teórico fundamentante, como um processo ímpar de partilha de saberes e experiências. Através da reflexão sobre a ação recordam-se e desenvolvem-se ideias sobre alguns dos percursos de aprendizagem vivenciados no 1.º e 2.º CEB, não só na sala de aula, como também fora desta, através de projetos e dinâmicas de intervenção desenvolvidos junto da turma, da escola e da comunidade. O processo de formação apoiou-se na metodologia de Investigação-Ação, possibilitando à mestranda a oportunidade de através de um projeto de cariz investigativo, produzir efeitos de melhoramento da sua prática educativa, e consequentemente, da qualidade do ensino em geral. Este Relatório marca o término de um ciclo da formação inicial, porém fica a convicção de que muito mais há para aprender e construir.pt_PT
dc.description.abstractThe report here presented emerges in the context of the subject Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio and is a part of the master’s degree in Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. This document aims to provide analysis, in a critical and reflective way, of the professional development of the graduate student on an internship context in Agrupamento de Escolas de Pedrouços. In the first instance, since educational practice is supported by a lot of theoretical knowledge, which were attended, further developed and consolidated in several subjects, there is a dire need to point a set of theoretical and legal frameworks that are essential to a sustained and conscious pedagogical action. For its leading role in the building of the education professional, the importance of the reflection in and on action and in the pedagogical supervision is pointed as an unique moment of knowledge and experiences sharing. By reflecting on the action, some of the learning pathways experienced in the master’s degree are retrieved and developed, not only inside, but also outside the classroom, through projects and dynamics of intervention dynamics developed within the class, the school and the community. The education process leaned on the research-action methodology, enabling the graduate student the opportunity to improve her educational practice, through a research project, and therefore the overall quality of education. This report marks the end of a basic education. Nonetheless, it is clear there is much more to learn and shape.pt_PT
dc.identifier.tid201454181
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8865
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectPrática educativapt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectSupervisãopt_PT
dc.subjectProfessional developmentpt_PT
dc.subjectEducational practicept_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectSupervisionpt_PT
dc.titleA construir e a desmontar aprende-se a ensinarpt_PT
dc.title.alternativeRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePORTO
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Rita Gomes_2015.pdf
Size:
7.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: