Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
28.83 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho, realizado no âmbito de uma tese de Doutoramento sobre música Portuguesa contemporânea,
pretende dar a conhecer a forma como a vanguarda foi recebida e compreendida em Portugal. Baseando-se
essencialmente no estudo de programas de concertos, recensões e críticas de periódicos, estudos socio-
culturais posteriores e entrevistas com participantes, pretende ser um contributo para o estudo da maneira
como um determinado movimento musical de cariz peculiar influenciou ou mesmo transformou a vida
cultural Portuguesa. A data início deste trabalho – 1958 - reflecte: (a)o início de um movimento para o
estrangeiro de uma geração de compositores Portugueses; (b) o início das actividades musicais da Fundação
Calouste Gulbenkian; (c) as transformações políticas e económicas que colocariam Portugal perante a
Democracia e o desenvolvimento Europeu. O ano de 1965 veio a revelar-se uma data importante pelo número
e pela qualidade de apresentações de música contemporânea, a meu ver comparável ao que actualmente se
faz.
Description
Keywords
Citation
Publisher
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação do Porto.