Repository logo
 
Publication

A (des)igualdade de género e a liderança na academia: trajetórias e percursos (in)esperados das dirigentes do ensino superior

datacite.subject.fosGestãopt_PT
datacite.subject.fosOrganizações do 3º setorpt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Marisa Roriz
dc.contributor.advisorFernandes, Emília
dc.contributor.authorTeixeira, José Nuno Ferreira
dc.date.accessioned2023-07-18T14:01:25Z
dc.date.available2024-07-01T00:31:13Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.description.abstractFace às transformações sociais ocorridas, nas últimas décadas, em Portugal, retrata-se um assinalável crescimento das mulheres no acesso ao Ensino Superior. Este crescimento vai para além do acesso, verificando-se uma prevalência das mulheres entre os diplomados com doutoramento. Se, por um lado, as mulheres entram neste meio de uma forma desimpedida, por outro, existe uma significativa sub-representação feminina em posições de decisão e liderança, deixando-as à porta. Deste modo, dada a significância dos resultados obtidos em investigações realizadas, considerou-se que solidificar a construção de conhecimento através da análise das perspetivas destes sujeitos organizacionais sobre a (des)igualdade de género nas Instituições de Ensino Superior Portuguesas se constituía num dos objetivos primordiais desta dissertação académica. De forma a ampliar o conhecimento e entendimento desta problemática, o presente estudo, que assume a forma de estudo de caso, adota uma abordagem qualitativa e um cariz fenomenológico-interpretativo. Para concretizar o objetivo de investigação e numa primeira fase, foram recenseados os principais marcos e acontecimentos que têm vindo a delinear o discurso político-normativo e o funcionamento das Instituições de Ensino Superior, através de uma análise documental. De forma a ouvir e valorizar as narrativas das mulheres na Academia, e numa segunda fase, realizaram-se entrevistas às mulheres que ocupam posições de liderança em Instituições de Ensino Superior Portuguesas. Este trabalho deu voz a mulheres que ocupam posições de liderança em Instituições de Ensino Superior Portuguesas, detalhando, através das suas narrativas, as trajetórias profissionais; as barreiras e desafios no acesso à liderança; a conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional; as perceções acerca da (des)igualdade de género na Academia; e, ainda, sobre as propostas de promoção da igualdade. Este exercício realizado junto ao chão, mas com os olhos postos no topo, apresenta-nos, por um lado, narrativas que nem sempre reconhecem as dificuldade e barreiras de acesso ao poder, e, por outro, que traduzem a necessidade de progresso em matéria de igualdade. O atual efeito dicotómico aponta para uma melhoria da consciência de género nas mais variadas esferas da sociedade bem como uma postura atenta, reflexiva e preventiva de situações discriminatórias. Este combate está tudo menos concluído. Só com uma verdadeira consciencialização e reflexão das questões de género se se conseguirá uma sociedade mais igualitária e justa.pt_PT
dc.description.abstractGiven the social transformations that took place in Portugal over the last few decades, there has been a remarkable increase in the number of women accessing higher education. This growth goes beyond access, showing a prevalence of women among PhD graduates. Although they enter this environment without hindrance, there is a significant underrepresentation of women in decision-making and leadership positions, leaving them behind. Thus, considering the relevance of the results obtained in previous research, one of the primary aims of this dissertation was solidifying the construction of knowledge through the analysis of the perspectives of organizational actresses on the perceptions of gender (un)equality in Portuguese Higher Education Institutions. To broaden the knowledge and comprehension of this issue, the present study, which is in the form of a case study, follows a qualitative approach and an interpretative phenomenological analysis. Initially, to achieve the research goal, the main milestones and events that have outlined the political-normative discourse and the functioning of Higher Education Institutions were identified through documentary analysis. Subsequently, to hear and value the narratives of women in academia, interviews were conducted with women who hold leadership positions in Portuguese Higher Education Institutions. This work gave voice to women who occupy leadership positions in Portuguese Higher Education Institutions by detailing, through their narratives, their professional trajectories; barriers and challenges in accessing leadership; conciliation between personal, family, and professional life; perceptions about gender (un)equality in academia; and also about the exercise of promoting equality and non-discrimination. This exercise performed close to the ground, but with the eyes set at the top, presents us with narratives that do not always recognize the difficulties and barriers in accessing power, yet translate the need for progress towards equality. The current dichotomous effect points to an improvement in gender awareness in the most varied spheres of society, along with an attentive, reflexive, and preventive posture against discriminatory situations. This fight is anything but finished. Only with a solid awareness and reflection of gender issues will we achieve a more equal and fairer society.pt_PT
dc.identifier.tid203331044pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23267
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectIgualdadept_PT
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpt_PT
dc.titleA (des)igualdade de género e a liderança na academia: trajetórias e percursos (in)esperados das dirigentes do ensino superiorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão das Organizações do 3º setorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_JoseTeixeira_MG3S_2023.pdf
Size:
1.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
DM_JoseTeixeira_MG3S_2023
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: