Publication
A formação de professores para a educação profissional e tecnológica
dc.contributor.author | Urbanetz, Sandra Terezinha | |
dc.contributor.author | Romanowski, Joana Paulin | |
dc.contributor.author | C. Viegas, M. | |
dc.contributor.author | Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski | |
dc.date.accessioned | 2022-05-02T14:32:41Z | |
dc.date.available | 2022-05-02T14:32:41Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | As pesquisas e discussões em formação de professores assumem importância por se constituírem preocupação constante das políticas públicas, programas, planos de Governo e reformas educacionais. O reconhecimento de que a formação de professores se articula com o desenvolvimento profissional e favorece a melhoria da educação é proclamado por inúmeros pesquisadores, o que exige a permanente reflexão e divulgação das pesquisas realizadas. Esse dossiê ao eleger como tema “A formação de professores para a educação profissional e tecnológica” se soma ao movimento de debates, análises e ponderações e possibilidades da formação docente para essa modalidade educativa. A proposta desse Dossiê é gerada diante da expansão da oferta de Educação Profissional e Tecnológica - EPT, especialmente a partir da implantação dos Institutos Federais, que ampliaram a oferta de cursos desde a formação inicial até a pós- graduação. Com efeito, a preocupação com a formação dos professores para atuar em EPT é uma questão central no exame de sua configuração pedagógica. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Terezinha Urbanetz, S., Paulin Romanowski, J., Viegas, M. C., & Dudeque Pianovski Vieira, A. M. (2021). A formação de professores para a educação profissional e tecnológica. Revista Diálogo Educacional, 21(71). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28770 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.7213/1981-416X.21.071.AP01 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1981-416X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/20436 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | PUC Press | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/28770 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Educação profissional e tecnológica | pt_PT |
dc.subject | Formação de Professores para a Educação Profissional | pt_PT |
dc.subject | Ensino profissional | pt_PT |
dc.title | A formação de professores para a educação profissional e tecnológica | pt_PT |
dc.title.alternative | Teacher training for professional and technological education | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | Revista Diálogo Educacional | pt_PT |
oaire.citation.volume | 27 | pt_PT |
person.familyName | Viegas | |
person.givenName | Clara | |
person.identifier | R-002-477 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5769-5291 | |
person.identifier.rid | R-1218-2016 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56014304600 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3773fdae-e1ea-4f0f-abbe-31847132c154 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3773fdae-e1ea-4f0f-abbe-31847132c154 |