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Total hotel revenue management em Portugal

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
dc.contributor.advisorDieguez, Teresa
dc.contributor.advisorJesus, Rudi Miguel Azevedo de
dc.contributor.authorCosta, Miguel José Lago Ferreira da
dc.date.accessioned2017-12-04T13:17:57Z
dc.date.available2017-12-04T13:17:57Z
dc.date.issued2017-11-14
dc.description.abstractO Total Hotel Revenue Management nos últimos 30 anos, adquiriu um papel fundamental dentro do setor hoteleiro no processo de criação e otimização da receita, tornando se num dos principais temas de investigação a nível mundial. Esta dissertação, pretende dar início a uma sistematização do estudo do tema Total Hotel Revenue Managementem Portugal, avaliar quais os sistemas de informação utilizados, as práticas mais valorizadas nas unidades hoteleiras nacionais e o seu grau de sistematização procedimental. Através da distribuiçao de um questionário por 176 profissionais que representam as unidades hoteleiras nacionais, elaborou-se uma fotografia genérica de todo o ecossistema hoteleiro, relativamente a gestão e otimização da receita em unidades de classificação de 3, 4 e 5 estrelas. Para executar este trabalho, o investigador dividiu-o em seis vertentes essenciais a avaliação do Total Revenue Management em Portugal: avaliaçao dos sistemas de informaçao, avaliaçao das técnicas de Revenue Management mais valorizadas pelos profissionais do setor, equipa de Revenue Management, características valorizadas pelas unidades para desempenhar a função de Revenue Manager, tendências futuras de revenue e avaliaçao do atual grau de interesse dos profissionais sobre o tema. Este trabalho de investigação, parece indicar, que existem características das unidades que influenciam diretamente as ferramentas de auxílio ao revenue aí adotadas, nomeadamente a classificação, o tamanho e a afiliaçao. O Total Hotel Revenue Management é na sua generalidade, mais utilizado por unidades com classificações mais elevadas, de maior dimensão e afiliadas num grupo hoteleiro. E ainda abordado, qual a influência da contratação de Revenue Managers na melhoria dos resultados das organizações e o seu favorecimento para a promoção de uma verdadeira cultura de revenue que seja transversal a toda a unidade hoteleira. Através deste trabalho, pretende-se dar inicio a formação de uma base de conhecimento sólida de revenue, que dê origem ao seu desenvolvimento e possa contribuir para a formaçao de Recursos Humanos especializados de Total Revenue Management em Portugal.pt_PT
dc.description.abstractOver the last 30 years Revenue Management has acquired a key role within the hospitality industry research, making it one of the main themes of hospitality worldwide. This paper intends to initiate a systematic study of Total Hotel Revenue Management in Portugal, assess which information systems are used in sector, the most valuaed practices in hotel properties and make the evaluation of procedural systematization level. A survey was carried out in a population of 176 professionals representing the national hotel units vvithin classification of 3, 4 and 5 stars, it was possible to capture the picture of the entire hotel ecosystem, regarding their management and optimization of the revenue practices. The author has divided this research into six main key aspects to proceed with evaluation of Total Revenue Managementin Portugal. Those aspects were evaluation of assessment of information systems, evaluation of the techniques of revenue preferred by professionals, revenue management team, relation betvveen characteristics of units and their revenue performance, future trends of revenue and the current level of interest of the professionals on this subject. Within this research work, the author reaches some very interesting conclusions. He could find out that there are some hotel characteristics such as classification, size and group membership Which have a direct influence on revenue tools adopted by hotels. Total Hotel Revenue Management is generally used by large, high-rank units and group hotel affiliates. It is also discussed in this paper the influence of hiring Revenue Managers to improve the performance of organizations and their impact for promoting a culture of revenue management in hotel property structure. Through this work, we intend to start the creation of a solid knovvledge base in revenue, which lead to its development and contribute to the training specialized human resources in Total Revenue Management on the country.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201766310
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10569
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Hotelaria e Turismopt_PT
dc.subjectHotelspt_PT
dc.subjectRevenuept_PT
dc.subjectRevenue managementpt_PT
dc.subjectTotal hotel revenue managementpt_PT
dc.subjectYeldpt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectPreçopt_PT
dc.subjectPrevisãopt_PT
dc.subjectEquipa de revenuept_PT
dc.subjectRevenue managerpt_PT
dc.subjectGestão hotelpt_PT
dc.subjectLucro hotelpt_PT
dc.subjectPricingpt_PT
dc.subjectForecastingpt_PT
dc.subjectRevenue managment teampt_PT
dc.subjectHotel managementpt_PT
dc.subjectHotel profitpt_PT
dc.titleTotal hotel revenue management em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantor3139
thesis.degree.nameMestrado em Direção Hoteleira - Direção Comercial e Marketing

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