Repository logo
 
Publication

O Papel das relações públicas digitais e da comunicação digital numa Instituição de Ensino Superior – Estudo de caso do ISCAP

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorPinto, Susana Mónica Cruz
dc.contributor.authorRodrigues, Nádia Rafaela Dias
dc.date.accessioned2024-02-01T09:14:17Z
dc.date.available2024-02-01T09:14:17Z
dc.date.issued2023-11-15
dc.description.abstractA presente dissertação investiga o papel das Relações Públicas nas redes sociais, com foco especial no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP). As redes sociais emergiram como uma ferramenta fundamental para a comunicação e o envolvimento com diversos públicos, tornando-se um elemento essencial para instituições de ensino superior. O estudo começa por explorar a evolução das redes sociais e a sua influência nas práticas de comunicação das instituições. Além disso, examina como o ISCAP utiliza as redes sociais para construir sua imagem e relacionar-se com estudantes, docentes, colaboradores e outros stakeholders. A investigação utiliza o método quantitativo, incluindo análise de conteúdo das publicações nas redes sociais do ISCAP e uma pesquisa com estudantes. Os resultados revelam que as redes sociais desempenham um papel crucial na promoção do ISCAP, na disseminação de informações académicas e na interação com a comunidade académica. Além disso, demonstram que estratégias eficazes de Relações Públicas desempenham um papel fundamental na gestão da reputação online do ISCAP e na promoção de uma imagem positiva da instituição. Este estudo contribui para o entendimento do uso estratégico das redes sociais nas instituições de ensino superior, destacando o papel das Relações Públicas nesse contexto. Este fornece insights valiosos para profissionais de Relações Públicas, administradores académicos e investigadores interessados no impacto das redes sociais nas organizações educacionais.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation investigates the role of Public Relations in social networks, with a special focus on the Porto Accounting and Business School (ISCAP). Social networks have emerged as a fundamental tool for communication and engagement with various audiences, becoming an essential element for higher education institutions. The study begins by exploring the evolution of social networks and their influence on institutions' communication practices. It also examines how ISCAP uses social media to build its image and relate to students, teachers, employees and other stakeholders. The research uses the quantitative method, including content analysis of ISCAP's social media posts and a student survey. The results show that social media plays a crucial role in promoting ISCAP, disseminating academic information and interacting with the academic community. Furthermore, they demonstrate that effective PR strategies play a key role in managing ISCAP's online reputation and promoting a positive image of the institution. This study contributes to the understanding of the strategic use of social media in higher education institutions, highlighting the role of Public Relations in this context. It provides valuable insights for PR professionals, academic administrators and researchers interested in the impact of social media on educational organizations.pt_PT
dc.identifier.tid203493150pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24910
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRelações públicaspt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectDigitalpt_PT
dc.subjectISCAPpt_PT
dc.subjectPublic relationspt_PT
dc.subjectSocial mediapt_PT
dc.titleO Papel das relações públicas digitais e da comunicação digital numa Instituição de Ensino Superior – Estudo de caso do ISCAPpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAssessoria de Administraçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Nadia_Rodrigues_MAA_2023.pdf
Size:
1.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: