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A participação de mães surdas na vida escolar dos filhos ouvintes
dc.contributor.author | Barbosa, Susana | |
dc.contributor.author | Silveira-Maia, Mónica | |
dc.contributor.author | Sanches-Ferreira, Manuela | |
dc.contributor.author | Santos, Miguel | |
dc.contributor.author | Alves, Sílvia | |
dc.date.accessioned | 2023-12-12T10:56:03Z | |
dc.date.available | 2023-12-12T10:56:03Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | O desafio de entender as necessidades sociais e acadêmicas de crianças surdas no contexto educativo tem sido alvo de profunda análise na literatura, mas o mesmo não acontece em relação às mães surdas e ao desempenho do papel de responsáveis pela educação dos seus filhos. Com frequência, as mães surdas enfrentam barreiras de natureza comunicacional e atitudinal, tornando necessárias adequações na relação família-escola, de modo a lhes garantir o direito fundamental de participar nas decisões da escola e da vida escolar dos seus educandos. Assim, com este estudo pretendeu-se explorar a perspectiva de mães surdas sobre o seu envolvimento na vida escolar dos seus filhos ouvintes procurando identificar linhas de ação política e do domínio das práticas que visem a mobilização de facilitadores da relação família-escola. Para isso, realizou-se um grupo focal com 10 mães surdas, cujos filhos frequentavam o ensino básico – 1.º e 2.º ciclos –, de escolas públicas portuguesas. Os resultados sugerem que, apesar da vontade e do empenho das mães surdas para se envolverem na vida escolar dos filhos, esta participação é restringida pela forma como a comunicação e a relação família-escola está tradicionalmente estruturada. As barreiras sentidas estão associadas ao evitamento de situações de interação com a escola, acrescido da preocupação pelo desconhecimento da vida escolar dos seus filhos. A existência generalizada de intérpretes nas escolas ou a formação/capacitação da comunidade escolar para o uso de língua gestual são algumas das mudanças discutidas pelas mães surdas na consecução do seu direito à participação na vida escolar dos seus filhos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.1590/s1678-4634202349258881por | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/24135 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation | UIDP/05198/2020 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Mães surdas | pt_PT |
dc.subject | Relação família-escola | pt_PT |
dc.subject | Participação | pt_PT |
dc.title | A participação de mães surdas na vida escolar dos filhos ouvintes | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | Educação e Pesquisa | pt_PT |
oaire.citation.volume | 49 | pt_PT |
person.familyName | Sanches-Ferreira | |
person.givenName | Manuela | |
person.identifier.ciencia-id | 9119-8B76-B723 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4693-3928 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55555788000 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 2a6f8b66-47a3-4251-8a17-5a330367443a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2a6f8b66-47a3-4251-8a17-5a330367443a |