Repository logo
 
Publication

A participação de mães surdas na vida escolar dos filhos ouvintes

dc.contributor.authorBarbosa, Susana
dc.contributor.authorSilveira-Maia, Mónica
dc.contributor.authorSanches-Ferreira, Manuela
dc.contributor.authorSantos, Miguel
dc.contributor.authorAlves, Sílvia
dc.date.accessioned2023-12-12T10:56:03Z
dc.date.available2023-12-12T10:56:03Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractO desafio de entender as necessidades sociais e acadêmicas de crianças surdas no contexto educativo tem sido alvo de profunda análise na literatura, mas o mesmo não acontece em relação às mães surdas e ao desempenho do papel de responsáveis pela educação dos seus filhos. Com frequência, as mães surdas enfrentam barreiras de natureza comunicacional e atitudinal, tornando necessárias adequações na relação família-escola, de modo a lhes garantir o direito fundamental de participar nas decisões da escola e da vida escolar dos seus educandos. Assim, com este estudo pretendeu-se explorar a perspectiva de mães surdas sobre o seu envolvimento na vida escolar dos seus filhos ouvintes procurando identificar linhas de ação política e do domínio das práticas que visem a mobilização de facilitadores da relação família-escola. Para isso, realizou-se um grupo focal com 10 mães surdas, cujos filhos frequentavam o ensino básico – 1.º e 2.º ciclos –, de escolas públicas portuguesas. Os resultados sugerem que, apesar da vontade e do empenho das mães surdas para se envolverem na vida escolar dos filhos, esta participação é restringida pela forma como a comunicação e a relação família-escola está tradicionalmente estruturada. As barreiras sentidas estão associadas ao evitamento de situações de interação com a escola, acrescido da preocupação pelo desconhecimento da vida escolar dos seus filhos. A existência generalizada de intérpretes nas escolas ou a formação/capacitação da comunidade escolar para o uso de língua gestual são algumas das mudanças discutidas pelas mães surdas na consecução do seu direito à participação na vida escolar dos seus filhos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.1590/s1678-4634202349258881porpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24135
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relationUIDP/05198/2020pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMães surdaspt_PT
dc.subjectRelação família-escolapt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.titleA participação de mães surdas na vida escolar dos filhos ouvintespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleEducação e Pesquisapt_PT
oaire.citation.volume49pt_PT
person.familyNameSanches-Ferreira
person.givenNameManuela
person.identifier.ciencia-id9119-8B76-B723
person.identifier.orcid0000-0002-4693-3928
person.identifier.scopus-author-id55555788000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication2a6f8b66-47a3-4251-8a17-5a330367443a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2a6f8b66-47a3-4251-8a17-5a330367443a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_BarbosaSusana_2023.pdf
Size:
542.55 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: