Repository logo
 
Publication

Implementação das metodologias Kaizen-Lean numa empresa do setor do retalho

dc.contributor.advisorBraga, Alexandrapt_PT
dc.contributor.authorSilva, Pedro Filipe Leite da
dc.date.accessioned2020-09-22T09:58:21Z
dc.date.available2020-09-22T09:58:21Z
dc.date.issued2020
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Métodos de Apoio à Decisão Empresarialpt_PT
dc.description.abstractDevido ao fenómeno da globalização, e consequente procura pela competitividade, atualmente existente no panorama empresarial, as empresas sentem a necessidade de se reinventarem e apostarem na evolução dos seus métodos de trabalho, conseguindo assim evoluir e prestar um melhor serviço, oferecendo uma otimização do custo/benefício aos seus clientes. Como tal, as empresas procuram apostar em novas metodologias que permitam atingir os objetivos acima mencionados. Face a este cenÔrio, muitas empresas têm, atualmente, recorrido à metodologia Kaizen-Lean. Estas metodologias visam a aposta na melhoria contínua de todos os processos, e na procura constante pela redução do desperdício, através de métodos de organização dos espaços e definição de padrões de funcionamento. A presente investigação teve como objetivo a implementação da metodologia Kaizen- Lean na empresa E.Leclerc, mais propriamente na loja situada em Lousada, empresa que se destina ao mercado da distribuição, trabalhando como retalhista na comercialização de todo o tipo de produtos. Numa primeira fase foi realizada uma revisão da literatura relativamente ao método utilizado pela Toyota, onde inicialmente se implementaram as metodologias Kaizen-Lean. Seguindo depois para uma descrição das mesmas, nesse ponto para além de uma explanação dos ideais das metodologias, explicam-se também quais os princípios e as ferramentas que as sustentam. O objetivo passou por perceber de que forma as ferramentas das metodologias podiam ser implementadas nesta empresa. Após essa perceção, o foco foi direcionado para a implementação nas Ôreas de trabalho das ferramentas que mais se enquadravam em cada secção. O método utilizado foi investigação-ação procurando inicialmente obter uma ampla perceção das metodologias, para numa segunda fase se efetuar a implementação dessas pelas diferentes zonas. Como último ponto, apresenta-se o inquérito que foi realizado aos 17 colaboradores envolvidos neste processo, assim como uma anÔlise às respostas, daí resultou a perceção de que as alterações permitiram reduzir o tempo de procura dos produtos, tornou a sua arrumação mais fÔcil e facilitou a organização das Ôreas de trabalho. Conclui-se também que com as alterações conseguiram-se ganhos de tempo entre os 20 e os 40%, quando comparado com o gasto de tempo inicial.pt_PT
dc.description.abstractDue to the phenomenon of globalization and consequent augment in competitivity in the actual corporate scenario, companies have the need to reinvent themselves, improving their working methods so they can evolve and provide a better service in the market, which will end up optimizing their clients’ cost/benefit. Thus, it is essential that companies invest in new methodologies in order to reach their goals. In fact, most companies have been using Kaizen/Lean methodology, that constantly seeks to reduce waste recurring to space organization methods and setting functioning standards. The present master’s dissertation is a field work implemented in the Lousada store of the supermarket chain E. Leclerc. The chain works as retailer, selling all kind of products. This work covers the method used by Toyota, where the Kaizen/Lean methodology was first implemented, through a literature review. Then, there is explained the methodology used, as well as, a full explanation of the ideals, principles and tools behind the methodology. The goal was to understand in which ways the methodology tools could be applied to the referred company. After that consciousness, the focus was directed towards the implementation of specific working areas/departments. The used method was research-action initially targeting a broad perception of the methodologies, and then afterwards in a second stage, implementing specific methods to specific internal departments. Finally, to complete this work an inquiry was made to the 17 workers involved in this research, analyzing their answers resulted in the perception that by involving every worker, all the departments became more efficient and practical in accomplishing their daily tasks. It was also concluded to the changes reached gains of time between 20 and 40%, when comparing if the initial time in the process.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202679594pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/16277
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia e Gestãopt_PT
dc.subjectKaizenpt_PT
dc.subjectLeanpt_PT
dc.subjectMelhoria continuapt_PT
dc.subjectDesperdĆ­ciopt_PT
dc.subjectOrganizaçãopt_PT
dc.subjectPadronizaçãopt_PT
dc.titleImplementação das metodologias Kaizen-Lean numa empresa do setor do retalhopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.disciplineGestãopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.nameMestrado em Métodos de Apoio à Decisão Empresarialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_PedroSilva_MMADE_2020.pdf
Size:
1.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
DM_PedroSilva_MMADE_2020