Repository logo
 
Publication

Sebenta de apoio à improvisação e construção de linhas de baixo na música ritmicamente orientada

dc.contributor.advisorGuedes, Carlos Alberto Barbosa da Cunha Mendonça
dc.contributor.advisorAguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira
dc.contributor.authorPinto, Pedro de Jesus Barreiros
dc.date.accessioned2017-03-20T16:18:09Z
dc.date.available2017-03-20T16:18:09Z
dc.date.issued2012-04-10
dc.description.abstractCom o objectivo de aumentar o rigor na composição individual em tempo real, na sua componente rítmica, melódica e harmónica, pretendo com esta proposta, acrescentar alguns elementos de apoio no estudo do contrabaixo e do baixo eléctrico. O conteúdo da proposta consiste na criação de um algoritmo que constrói uma relação direta entre uma figura rítmica e o intervalo melódico mais pequeno da escala temperada; o meio tom cromático. Para aumentar a diversidade rítmica e respeitando um compromisso entre o estudo abstracto e a aplicação prática, escolho as 6 famílias heptatónicas que não contêm 2 intervalos de meio tom cromático consecutivos, como também alguns modos de transposição limitada como as escalas cromática, de tons inteiros, diminuta e aumentada. A identificação e separação da linguagem estética na aprendizagem do contrabaixo e baixo eléctrico.pt_PT
dc.description.abstractWith the aim of increasing the rigor in individual composition in real time, in its rhythmic, harmonic and melodic component, I want to with this proposal, add some supporting elements in the study of double bass and electric bass. The content of the proposal is to create an algorithm that constructs a direct relationship between a rhythmic figure and the smaller melodic interval of the scale: the chromatic halftone. To increase the rhythmic diversity and respecting a compromise between the study abstract and practical application, I choose the 6 heptatonic families that do not contain 2 consecutive chromatic halftone ranges, as well as some modes of limited transposition as chromatic scales, whole tone, diminished and augmented. The identification and separation of aesthetics language while learning double bass and electric bass.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9632
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAlgoritmo rítmico-melódicopt_PT
dc.subjectContrabaixopt_PT
dc.subjectBaixo-elétricopt_PT
dc.subjectRhythmic-melodic algorithm
dc.subjectDouble bass
dc.subjectBass-guitar
dc.titleSebenta de apoio à improvisação e construção de linhas de baixo na música ritmicamente orientadapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação para a obtenção do grau de Mestre em Música - Interpretação Artística, Especialização: Jazzpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_PedroPinto_2012.pdf
Size:
3.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: