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Fatores inibidores da prática contabilidade criativa e seu impacto no desempenho e reputação das empresas

datacite.subject.fosContabilidadept_PT
dc.contributor.advisorMonteiro, Albertina Paula Moreira
dc.contributor.authorAlmeida, Diogo Emanuel Ferreira de
dc.date.accessioned2024-01-17T10:14:23Z
dc.date.available2024-01-17T10:14:23Z
dc.date.issued2023-11-29
dc.description.abstractA contabilidade desempenha um papel fundamental na preparação de informação financeira da empresa e na sua divulgação aos seus stakeholders para que estes possam tomar decisões informadas. No entanto, num ambiente cada vez mais competitivo e exigente, algumas empresas desenvolvem práticas de contabilidade criativa para apresentarem um melhor desempenho e/ou uma posição financeira mais favorável à mesmas. Neste contexto, a presente investigação tem como objetivo desenvolver e avaliar um modelo com o propósito de analisar, na perspetiva dos contabilistas certificados e gestores, os fatores inibidores da prática de contabilidade criativa e o impacto da não adoção destas práticas na reputação e no desempenho de empresas portuguesas. A metodologia utilizada é de natureza quantitativa. O modelo conceptual foi avaliado com recurso ao modelo de equações estruturais. Os resultados indicam que a atitude ética dos profissionais e o envolvimento das empresas em ações de responsabilidade social são fatores que inibem o desenvolvimento de práticas de contabilidade criativa. As evidências empíricas também indicam que as empresas de maior dimensão são menos propensas à adoção dessas práticas. Quanto ao impacto, os resultados mostram que empresas menos propensas ao desenvolvimento de contabilidade criativa apresentam um desempenho financeiro inferior, mas possuem uma melhor reputação no mercado. Estas evidências empíricas contribuem para a uma melhor compreensão dos fatores atenuantes da prática de contabilidade criativa e o seu impacto na reputação e sucesso empresarial. Os resultados obtidos podem ser úteis para gestores, contabilistas certificados, auditores, entidades normalizadoras e investigadores interessados em entender os fatores determinantes e as consequências associados a estas práticas contabilísticas inovadoras.pt_PT
dc.description.abstractAccounting plays a fundamental role in preparing a company's financial information and disclosing it to its stakeholders so that they can make informed decisions. However, in an increasingly competitive and demanding environment, some companies develop creative accounting practices in order to present a better performance and/or a more favorable financial position. In this context, this research aims to develop and evaluate a model to analyze, from the perspective of certified accountants and managers, the factors that inhibit the practice of creative accounting and the impact of not adopting these practices on the reputation and performance of Portuguese companies. The methodology used is quantitative. The conceptual model was evaluated using a structural equation model. The results indicate that the ethical attitude of professionals and the involvement of companies in social responsibility actions are factors that inhibit creative accounting practices. Empirical evidence also indicates that larger companies are less likely to adopt these practices. In terms of impact, the results show that companies less prone to developing creative accounting practices have a lower financial performance, but a better reputation in the market. This empirical evidence contributes to a better understanding of the mitigating factors of creative accounting practices and their impact on corporate reputation and success. The results obtained can be useful for managers, certified accountants, auditors, standard setters, and researchers interested in understanding the determinants and consequences associated with these innovative accounting practices.pt_PT
dc.identifier.tid203467345pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24493
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectContabilidadept_PT
dc.subjectPráticas de contabilidade Criativapt_PT
dc.subjectGestão de resultadospt_PT
dc.subjectReputaçãopt_PT
dc.subjectDesempenhopt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectResponsabilidade social empresarialpt_PT
dc.subjectAccountingpt_PT
dc.subjectCorporate social responsibilitypt_PT
dc.subjectCreative accounting practicespt_PT
dc.subjectReputationpt_PT
dc.subjectEthicspt_PT
dc.subjectPerformancept_PT
dc.subjectEarnings managementpt_PT
dc.titleFatores inibidores da prática contabilidade criativa e seu impacto no desempenho e reputação das empresaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameContabilidade e Finançaspt_PT

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