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Contentor Térmico Redondo para Transporte de Asfalto

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Abstract(s)

O transporte condicionado de asfalto em países em que a temperatura atinge valores negativos, necessita ser realizado em caixas com revestimento, para diminuir a perda térmica. A temperatura da matéria final misturada (asfalto betuminoso com gravilha) não pode diminuir significativamente com o transporte para o local desejado de descarga. As viaturas destinadas ao transporte de asfalto realizam os trajetos da central de produção até ao local desejado e, é neste tempo de circuito, onde a perda térmica é maior. Tanto nos veículos como nas caixas para transporte de mercadorias, a evolução é constante. Para além disso, o crescente número de veículos e estradas pavimentadas com asfalto exige novas soluções e melhorias. O modelo e formato de contentor existente é utilizado há mais de uma década e, com vista a melhorar e remodelar alguns aspetos importantes, desenvolveu-se este novo projeto, em conjunto com a empresa e o cliente transportador. O projeto da dissertação aqui apresentado, foi desenvolvido na empresa Basmorais - Fábrica de Carroçarias e Basculantes, Lda com vista a ter um produto de melhor qualidade, não só para o cliente, mas também para conseguir melhorias na conceção, tendo ao mesmo tempo preocupações ambientais. Neste trabalho, comparou-se o novo modelo com um modelo anteriormente desenvolvido relativamente à capacidade de carga, tendo-se conseguido uma maior capacidade de carga por viagem e também redução do consumo de combustível. Com um design ambiental, foi possível obter um produto com melhores características mecânicas, com uma vida útil mais prolongada e, mais importante ainda, possibilitando ao cliente realizar menos trajetos no transporte de asfalto, poluindo menos.
The transport of asphalt in countries where the temperatures can be very low is necessary to be carried out in boxes with coating, in order to reduce thermal loss. The temperature of the final mixed matter (asphalt bituminous with gravel) cannot significantly decrease during the transportation to the desired discharge site. The transport of asphalt from the production plant to the destination is carried out by proper vehicles. It is during this drive that the thermal loss is bigger. The evolution is constant both in vehicles and in freight boxes. In addition, the growing number of vehicles and roads paved with asphalt, requires innovative solutions and improvements. The template and format of the existing container for asphalt transport has been used for more than a decade. To improve and remodel some important aspects, this new project has been developed together with the firm and the client’s desires. The project of this dissertation was developed in the “Basmorais - Fábrica de Carroçarias e Basculantes, Lda.” company, in order to obtain a product with better quality, not only for the customer, but also to obtain improvements in the conception, and taking into account the environment concerns. This work compares a new model of a container developed, with respect to another one previously developed, increasing the load capacity for the vehicle. This allows more payload per trip and also reduces the fuel consumption for the vehicle. With an Ecodesign, it was, therefore, possible to obtain a product with better mechanical characteristics, a longer lifespan and, even more important, enable the customer to perform fewer drives transporting asphalt and thus, polluting less.

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Keywords

Transporte Veículo Pesado de Mercadorias Contentor Térmico Asfalto Gancho Porta Contentores Berço Porta Contentores Poli-basculante Intermutável Design Ambiental Transportation Heavy Transports Thermal Container Asphalt Ampliroll Hookloader Hooklift Interchangeable Ecodesign

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