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Desenvolvimento de um atenuador de impacto para um veĆ­culo de formula student

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Abstract(s)

Este trabalho teve como objetivo desenvolver um atenuador de impacto para um veículo automóvel, destinado a participar na competição Formula Student. Este veículo foi desenvolvido por uma equipa de alunos do Instituto Superior de Engenharia do Porto, constituída com o objetivo de participar na referida competição. Foi realizada uma pesquisa bibliogrÔfica para levantamento do estado da arte em sistemas de absorção de energia bem como dos modelos numéricos usados. Para o desenvolvimento do atenuador de impacto recorreu-se a software de modelação 3D e simulação numérica, com o objetivo de testar o desempenho de diferentes soluções. Para a correta definição dos parâmetros do modelo de material usado na simulação numérica, foi realizado um programa de ensaios experimentais. No final obteve-se um modelo de material com características elasto-plÔsticas e de cedência por introdução do parâmetro de dano por corte. Foram estudados dois atenuadores de impacto construídos pela equipa de alunos. Foram realizados ensaios experimentais de compactação para levantamento das suas características em termos de absorção de energia, tendo-se concluído que não atingiam os requisitos definidos. Foram testados modelos numéricos destes atenuadores recorrendo ao método de elementos finitos com uma anÔlise dinâmica explicita. Foi desenvolvida uma metodologia que permitiu modelar um novo tipo de estrutura, tendo sido este objeto de simulações numéricas e ensaios experimentais para avaliar o seu desempenho. Foi construída uma estrutura que cumpriu com sucesso os requisitos impostos pelo regulamento da competição Formula Student.
This study aimed to develop an impact attenuator for a motor vehicle, intended to participate in the Formula Student competition. This vehicle was developed by a team of students of the School of Engineering of Porto, formed in order to participate in this competition. A literature search was performed in order to know the state of the art in energy-absorbing systems and in the numerical models that were used. For the development of the impact attenuator a 3D modeling software and numerical simulation were used, in order to test the performance of different solutions. For the correct setting of the parameters of the material model used in numerical simulation, an experimental testing program was carried out. At the end there was obtained a template material with elasto-plastic and yield characteristics using the shear damage parameter. Two impact attenuators built by the team of students were studied. Experimental compression tests were performed to survey its characteristics in terms of energy absorption, it was concluded that did not reached the requirements. Numerical models of these attenuators were tested using the finite element method with a dynamic analysis. A methodology was developed that allowed modeling a new type of structure, being this submitted to numerical simulations and experimental tests to evaluate its performance. A structure that successfully met the requirements, imposed by Formula Student competition rules, were built.

Description

Keywords

Simulação numérica Caracterização de material Ensaios experimentais Modelos de dano Elementos finitos AnÔlise dinâmica explícita Absorção de energia Formula Student Atenuador de impacto Estrutura em ninho de abelha Numerical simulation Materials characterization Experimental testing Damage models Finite elements Explicit dynamic analysis Energy absorption Formula Student Impact attenuator Honeycomb

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