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O papel do coordenador interno da ação, no desempenho da equipa formativa dos cursos de EFA

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Pela Lei n.º 46/86, de 14 de outubro, Lei de Bases do Sistema Educativo, a formação profissional passou a ser considerada uma modalidade especial de educação escolar. Com a criação, divulgação e expansão massiva dos cursos de dupla certificação de EFA, surge a necessidade da existência de um profissional que seja o elo entre a equipa formativa, os formandos e a direção. Emerge aqui a figura do coordenador interno da ação. Passado mais de três décadas, pretendemos compreender o papel e a importância do coordenador interno da ação no desempenho da equipa formativa dos cursos de EFA. Recorrendo a uma abordagem qualitativa de investigação, este estudo empregou uma amostra constituída por onze formadores externos que exercem a sua função nos cursos de educação e formação de adultos. A recolha de dados foi realizada com recurso a um guião de entrevista semiestruturado, que nos permitiu analisar a perceção da importância da figura do coordenador numa perspetiva holística. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de valorização de um coordenador interno da ação, mais próximo da equipa formativa e mais empenhado. Permitiu também a realização de um plano de ação que integra a necessidade de resposta aos pontos de melhoria diagnosticados e a implementação de ações impactantes para que a equipa formativa seja mais motivada, disponível, empenhada e alinhada com os valores e missão das organizações.
Law 46/86 of 14 October, the Basic Law of the Education System, made vocational training a special form of school education. With the creation, dissemination and massive expansion of dual-certificate EFA (Educational Training on Adults) courses, there is a need for a professional who would be the link between the training team, the trainees and the management. Here the figure of the internal course coordinator emerges. After more than three decades, we intend to understand the role and the importance of the internal course coordinator in the performance of EFA training team. Using a qualitative research approach, this study used a sample of eleven external trainers who work on adult education and training courses. Data was collected using a semi-structed interview script, which allowed us to analyse the perception of the coordinator importance from a holistic perspective. The results of the study point the need to value an internal action coordinator who is closer to the training team and more committed. It also allowed us to draw up an action plan that integrates the need to respond to the points of improvement diagnosed and the implementation of impactful actions so that the training team is more motivated, available, committed and aligned with the values and mission of the organisation.

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Keywords

Coordenador interno ação Desenvolvimento profissional Equipa formativa Internal action coordinator Professional development Training team

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Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

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