Repository logo
 
Publication

Do erro à aprendizagem: os contributos do ditado para o desenvolvimento da competência ortográfica

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorCosta, José António Ribeiro da
dc.contributor.advisorOliveira, Elisama Soraia Sousa de
dc.contributor.authorFaria, Ana Beatriz Gonçalves
dc.date.accessioned2025-11-14T13:07:25Z
dc.date.available2025-11-14T13:07:25Z
dc.date.issued2025
dc.date.submitted2025
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, constituindo um requisito para a obtenção do grau de Mestre e para a admissão à prova pública. O seu principal objetivo é apresentar uma análise reflexiva e fundamentada das experiências vivenciadas durante a formação inicial, evidenciando a construção do conhecimento científico e científico-pedagógico. Deste modo, enfatiza-se a relação entre teoria e prática, destacando o papel essencial da observação e da reflexão no desenvolvimento profissional docente. Realça-se, igualmente, a importância da supervisão pedagógica e da planificação, considerando os desafios impostos pelas constantes transformações do contexto educativo atual. A análise das experiências educativas vividas permite, assim, a discussão de aspetos fundamentais da prática pedagógica, baseados em fundamentos teóricos pertinentes. Num processo contínuo de construção profissional, a mestranda assume uma postura reflexiva, analisando os desafios, as potencialidades e as competências desenvolvidas ao longo do estágio. Além disso, este relatório integra uma componente investigativa que reforça a necessidade de o docente assumir também o papel de investigador, promovendo a articulação entre teoria e prática por meio da metodologia de investigação-ação. Neste contexto, exploram-se os contributos do ditado para o desenvolvimento da competência ortográfica dos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, destacando a importância da reflexão (meta)linguística no processo de ensino e aprendizagem.por
dc.description.abstractThis Internship Report is part of the curricular unit Supervised Teaching Practice, included in the study plan of the second year of the Master's Degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and in Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. It constitutes a requirement for obtaining the Master's degree and for admission to the public defence. Its main objective is to present a reflective and substantiated analysis of the experiences lived during initial teacher education, highlighting the construction of scientific and pedagogical-scientific knowledge. In this way, the report emphasizes the relationship between theory and practice, underlining the essential role of observation and reflection in professional teaching development. It also stresses the importance of pedagogical supervision and planning, taking into account the challenges posed by the constant transformations of the current educational context. The analysis of the educational experiences makes it possible to discuss fundamental aspects of pedagogical practice, grounded in relevant theoretical frameworks. Within a continuous process of professional development, the trainee adopts a reflective stance, analysing the challenges, potentials, and competencies developed throughout the internship. Furthermore, this report includes a research component that reinforces the necessity for teachers to also take on the role of researchers, promoting the articulation between theory and practice through the action-research methodology. In this context, the report explores the contributions of dictation to the development of students’ orthographic competence in the 2nd Cycle of Basic Education, highlighting the importance of (meta)linguistic reflection in the teaching and learning process.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30904
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectPrática de ensino supervisionada
dc.subjectSupervisão pedagógica
dc.subjectInvestigação-ação
dc.subjectCompetência ortográfica
dc.subjectDitado
dc.subjectReflexão (meta)linguística
dc.subjectSupervised teaching practice
dc.subjectPedagogical supervision
dc.subjectAction research
dc.subjectOrthographic competence
dc.subjectDictation
dc.subject(Meta)ling
dc.titleDo erro à aprendizagem: os contributos do ditado para o desenvolvimento da competência ortográficapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Ana Faria_2025.pdf
Size:
22.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: