Publication
Do erro à aprendizagem: os contributos do ditado para o desenvolvimento da competência ortográfica
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.advisor | Costa, José António Ribeiro da | |
| dc.contributor.advisor | Oliveira, Elisama Soraia Sousa de | |
| dc.contributor.author | Faria, Ana Beatriz Gonçalves | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-14T13:07:25Z | |
| dc.date.available | 2025-11-14T13:07:25Z | |
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.date.submitted | 2025 | |
| dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, constituindo um requisito para a obtenção do grau de Mestre e para a admissão à prova pública. O seu principal objetivo é apresentar uma análise reflexiva e fundamentada das experiências vivenciadas durante a formação inicial, evidenciando a construção do conhecimento científico e científico-pedagógico. Deste modo, enfatiza-se a relação entre teoria e prática, destacando o papel essencial da observação e da reflexão no desenvolvimento profissional docente. Realça-se, igualmente, a importância da supervisão pedagógica e da planificação, considerando os desafios impostos pelas constantes transformações do contexto educativo atual. A análise das experiências educativas vividas permite, assim, a discussão de aspetos fundamentais da prática pedagógica, baseados em fundamentos teóricos pertinentes. Num processo contínuo de construção profissional, a mestranda assume uma postura reflexiva, analisando os desafios, as potencialidades e as competências desenvolvidas ao longo do estágio. Além disso, este relatório integra uma componente investigativa que reforça a necessidade de o docente assumir também o papel de investigador, promovendo a articulação entre teoria e prática por meio da metodologia de investigação-ação. Neste contexto, exploram-se os contributos do ditado para o desenvolvimento da competência ortográfica dos alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, destacando a importância da reflexão (meta)linguística no processo de ensino e aprendizagem. | por |
| dc.description.abstract | This Internship Report is part of the curricular unit Supervised Teaching Practice, included in the study plan of the second year of the Master's Degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and in Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education. It constitutes a requirement for obtaining the Master's degree and for admission to the public defence. Its main objective is to present a reflective and substantiated analysis of the experiences lived during initial teacher education, highlighting the construction of scientific and pedagogical-scientific knowledge. In this way, the report emphasizes the relationship between theory and practice, underlining the essential role of observation and reflection in professional teaching development. It also stresses the importance of pedagogical supervision and planning, taking into account the challenges posed by the constant transformations of the current educational context. The analysis of the educational experiences makes it possible to discuss fundamental aspects of pedagogical practice, grounded in relevant theoretical frameworks. Within a continuous process of professional development, the trainee adopts a reflective stance, analysing the challenges, potentials, and competencies developed throughout the internship. Furthermore, this report includes a research component that reinforces the necessity for teachers to also take on the role of researchers, promoting the articulation between theory and practice through the action-research methodology. In this context, the report explores the contributions of dictation to the development of students’ orthographic competence in the 2nd Cycle of Basic Education, highlighting the importance of (meta)linguistic reflection in the teaching and learning process. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30904 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.subject | Prática de ensino supervisionada | |
| dc.subject | Supervisão pedagógica | |
| dc.subject | Investigação-ação | |
| dc.subject | Competência ortográfica | |
| dc.subject | Ditado | |
| dc.subject | Reflexão (meta)linguística | |
| dc.subject | Supervised teaching practice | |
| dc.subject | Pedagogical supervision | |
| dc.subject | Action research | |
| dc.subject | Orthographic competence | |
| dc.subject | Dictation | |
| dc.subject | (Meta)ling | |
| dc.title | Do erro à aprendizagem: os contributos do ditado para o desenvolvimento da competência ortográfica | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
