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Desenvolvimento de uma framework para a criação de videojogos

dc.contributor.advisorPereira, João Paulo Jorge
dc.contributor.authorMoreira, Ricardo Miranda Almeida
dc.date.accessioned2015-07-07T16:32:48Z
dc.date.available2015-07-07T16:32:48Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractOs videojogos são cada vez mais parte integrante da sociedade, sendo que a massificação dos vários dispositivos que se encontram atualmente veio ajudar os videojogos a estarem mais presentes no dia-a-dia das pessoas. Mas a criação de jogos só é possível através de ferramentas bem específicas, as frameworks ou motores de videojogos. Com estas é possível criar os mais diferentes géneros de videojogos para os mais diferentes dispositivos. Contudo, nem todas essas ferramentas são gratuitas, e as que são encontram-se pouco documentadas ou limitadas em determinadas funcionalidades, o que poderá levar mais tempo no desenvolvimento de um videojogo. O trabalho desenvolvido nesta dissertação visa a criação de uma framework capaz de suportar diferentes géneros de videojogos, mas também que facilmente possibilite a alteração ou substituição de diferentes partes internas da framework sem que esta deixe de funcionar. Para isso, foi realizada uma análise ao estado atual do mercado dos videojogos, bem como das ferramentas que possibilitam a criação dos mesmos, passando também pelas interfaces gráficas existentes nos videojogos. Como forma de demonstrar as funcionalidades implementadas na framework, foi desenvolvido um protótipo de um videojogo de luta, tirando-se, assim, partido de algumas das características dessa ferramenta.por
dc.description.abstractNowadays, videogames are a big part of society and the increasing number of devices that exist currently is helping the videogames to be more present in the day-to-day lives. But creating games is only possible through very specific tools, like frameworks or game engines. With these ones it is possible to create the most different genres of videogames for the different devices. However, not all of these tools are free, and those that are, are poorly documented or limited in certain features, and so it may take longer to develop a videogame. The work developed in this dissertation is about the creation of a framework capable of supporting different genres of videogames, but that also allows any change or replacement of the various internal parts of the framework without this one crashing. For this to happen, current state of the videogames market was analyzed, as well as the tools that enable their creation, also passing through the existing graphical interfaces in videogames. In order to demonstrate the functionalities implemented in the framework, a prototype of a fight videogame was developed, and therefore it was possible to take advantage of some of the features of this tool.por
dc.identifier.tid201824230
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/6410
dc.language.isoporpor
dc.subjectVideojogospor
dc.subjectFrameworkpor
dc.subjectMotor de videojogopor
dc.subjectInterfacepor
dc.subjectVideo Gamespor
dc.subjectGame Enginepor
dc.titleDesenvolvimento de uma framework para a criação de videojogospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informática - Área de Especialização em Sistemas Gráficos e Multimédiapor

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