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Melhoria da comunicação entre EE e professores numa escola do 1º ciclo - estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCoelho, Sónia Múrias Mira
dc.contributor.authorRocha, Ana Isabel Monteiro da
dc.date.accessioned2016-03-10T16:32:50Z
dc.date.available2016-03-10T16:32:50Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se compreender de que forma ocorre a comunicação entre encarregados de educação e professores, numa escola básica do primeiro ciclo, enquadrado numa abordagem comunicacional das relações nas organizações escolares. A comunicação é, sem dúvida, um processo que é utilizado como ferramenta pelos gestores e pelos diferentes atores educacionais. Assim, os processos de comunicação assumem um papel fulcral na solidificação das relações internas e externas de qualquer organização. Este trabalho visa, assim, contribuir para o desenvolvimento de estratégias que potenciem a melhoria e o conhecimento da importância da comunicação como um processo influente na estruturação da relação encarregados de educação e escola. Através das representações que os difentes atores envolvidos neste estudo detêm da comunicação (encarregados de educação e professores), identifiquei alguns problemas comunicacionais que terão eventualmente influência na das relações entre os professores e os encarregados de educação, bem como propus no plano de ação estratégias para os resolver.pt_PT
dc.description.abstractThe present essay has the purpose of understanding in which way the communication between legal guardians and teachers occur, in a primary school, defined in a communicational approach of the relations in school organizations. Communication is, without a doubt, a process that is used as a tool by managers and by the different educational actors. So, the processes of communication have a central role in the solidification of the internal and external relations in any organization. This essay also aims to contribute for the development of strategies that increase the improvement and knowledge of the importance of communication as an influential process in the structuring of the relation between the legal guardians and the school. By the representations that the different actors involved in this study have of communication (legal guardians and teachers), I identified some communicational problems that, eventually, will have influence on the relations of communication between teachers and legal guardians, as I also proposed, in the action plan, strategies to solve them.pt_PT
dc.identifier.tid202764710
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7838
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectEscola-famíliapt_PT
dc.subjectModelos de organização escolarpt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectCoresponsabilizaçãopt_PT
dc.subjectSchool – familypt_PT
dc.subjectModels of school organizationpt_PT
dc.subjectParticipationpt_PT
dc.subjectCollaborationpt_PT
dc.subjectAccountabilitypt_PT
dc.titleMelhoria da comunicação entre EE e professores numa escola do 1º ciclo - estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePORTOpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em administração de organizações educativaspt_PT

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