Publication
Identidade profissional docente e as TIC: estudo de boas práticas no 1CEB na região do Porto
dc.contributor.author | Quadros-Flores, Paula | |
dc.contributor.author | Peres, Américo | |
dc.contributor.author | Escola, Joaquim | |
dc.date.accessioned | 2015-06-17T15:13:39Z | |
dc.date.available | 2015-06-17T15:13:39Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Renovar ou estagnar. Duas realidades que mostram que num mundo em mudança, como o da actual conjuntura, há necessidade de opções fortes na identidade profissional docente. É clara a urgência da escola em colaborar na construção da sociedade da informação, uma sociedade em rede mediada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Isto significa que a escola precisa de ser revitalizada de modo a (re) construir novas utopias que alentem a criação de um novo paradigma que sustente as exigências sociais. Nesta tarefa, todas as pessoas são “chamadas ao quadro”, mas os professores, profissionais da educação com competências para educar e ensinar, têm uma responsabilidade acrescida na arquitectura desta nova geração: a geração da era digital. Este panorama exige uma nova qualificação profissional, isto é, professores que possuem novas competências, saber-fazer e atitudes para o exercício de uma profissionalidade capaz de responder aos problemas da actualidade e professores que exerçam o seu profissionalismo de modo a perspectivar uma acção docente autoconfiante, empreendedora e impulsionadora de práticas inovadoras que fomentem a mudança | pt_PT |
dc.identifier.citation | Flores, Paula, Peres, Américo & Escola, Joaquim (2013). Identidade Profissional Docente e as TIC: estudo de boas práticas no 1º CEB na região do Porto. In Raposo-Rivas, Joaquim Escola; Martinez-Figueira; Florêncio Aires (Coods.). As TIC no Ensino: Politicas, Usos e Realidades (pp. 323 -342). Santiago de Compostela: Andavira Editora. ISBN: 978-84-8408-722-9 | por |
dc.identifier.isbn | 978-84-8408-722-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/6335 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Tecnologias da Informação e da Comunicação | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.title | Identidade profissional docente e as TIC: estudo de boas práticas no 1CEB na região do Porto | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santiago de Compostela, Espanha | por |
oaire.citation.endPage | 342 | por |
oaire.citation.startPage | 323 | por |
oaire.citation.title | As TIC no Ensino: Politicas, Usos e Realidades | por |
person.familyName | Flores | |
person.familyName | Peres | |
person.familyName | Escola | |
person.givenName | Paula | |
person.givenName | Américo | |
person.givenName | Joaquim | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4924-5212 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8694-3354 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6676-6928 | |
person.identifier.rid | N-8056-2013 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57045700100 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 3dd7bba2-5aa0-49c1-8763-91b227b75e7c | |
relation.isAuthorOfPublication | 2996d196-f37b-4ba1-a3d6-3a7bfb219edf | |
relation.isAuthorOfPublication | e697a959-c439-4035-bc73-d42d2734b1d0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e697a959-c439-4035-bc73-d42d2734b1d0 |