Repository logo
 
Publication

Identidade profissional docente e as TIC: estudo de boas práticas no 1CEB na região do Porto

dc.contributor.authorQuadros-Flores, Paula
dc.contributor.authorPeres, Américo
dc.contributor.authorEscola, Joaquim
dc.date.accessioned2015-06-17T15:13:39Z
dc.date.available2015-06-17T15:13:39Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractRenovar ou estagnar. Duas realidades que mostram que num mundo em mudança, como o da actual conjuntura, há necessidade de opções fortes na identidade profissional docente. É clara a urgência da escola em colaborar na construção da sociedade da informação, uma sociedade em rede mediada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Isto significa que a escola precisa de ser revitalizada de modo a (re) construir novas utopias que alentem a criação de um novo paradigma que sustente as exigências sociais. Nesta tarefa, todas as pessoas são “chamadas ao quadro”, mas os professores, profissionais da educação com competências para educar e ensinar, têm uma responsabilidade acrescida na arquitectura desta nova geração: a geração da era digital. Este panorama exige uma nova qualificação profissional, isto é, professores que possuem novas competências, saber-fazer e atitudes para o exercício de uma profissionalidade capaz de responder aos problemas da actualidade e professores que exerçam o seu profissionalismo de modo a perspectivar uma acção docente autoconfiante, empreendedora e impulsionadora de práticas inovadoras que fomentem a mudançapt_PT
dc.identifier.citationFlores, Paula, Peres, Américo & Escola, Joaquim (2013). Identidade Profissional Docente e as TIC: estudo de boas práticas no 1º CEB na região do Porto. In Raposo-Rivas, Joaquim Escola; Martinez-Figueira; Florêncio Aires (Coods.). As TIC no Ensino: Politicas, Usos e Realidades (pp. 323 -342). Santiago de Compostela: Andavira Editora. ISBN: 978-84-8408-722-9por
dc.identifier.isbn978-84-8408-722-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/6335
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectTecnologias da Informação e da Comunicaçãopt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.titleIdentidade profissional docente e as TIC: estudo de boas práticas no 1CEB na região do Portopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantiago de Compostela, Espanhapor
oaire.citation.endPage342por
oaire.citation.startPage323por
oaire.citation.titleAs TIC no Ensino: Politicas, Usos e Realidadespor
person.familyNameFlores
person.familyNamePeres
person.familyNameEscola
person.givenNamePaula
person.givenNameAmérico
person.givenNameJoaquim
person.identifier.orcid0000-0003-4924-5212
person.identifier.orcid0000-0002-8694-3354
person.identifier.orcid0000-0002-6676-6928
person.identifier.ridN-8056-2013
person.identifier.scopus-author-id57045700100
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication3dd7bba2-5aa0-49c1-8763-91b227b75e7c
relation.isAuthorOfPublication2996d196-f37b-4ba1-a3d6-3a7bfb219edf
relation.isAuthorOfPublicatione697a959-c439-4035-bc73-d42d2734b1d0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye697a959-c439-4035-bc73-d42d2734b1d0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_PaulaFlores_2013.pdf
Size:
695.3 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: