Repository logo
 
Publication

Vou fazer por ser feliz: Problema resolvido!

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorSilva, Nuno Miguel Pinto da
dc.contributor.authorRamos, Ana Carmo Monteiro
dc.date.accessioned2025-07-23T10:41:41Z
dc.date.available2025-07-23T10:41:41Z
dc.date.issued2025
dc.date.submitted2025
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio (RE) integra o ciclo de estudos que conduz à obtenção do grau de mestre, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.o CEB. Este documento tem como objetivo descrever o percurso formativo da mestranda ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), articulando-o com os referenciais teóricos e legais que fundamentam a sua prática, enquanto desenvolve, simultaneamente, a sua literacia científica, pedagógica e didática. Partindo de uma abordagem centrada no aluno, procurou-se desenvolver práticas pedagógicas intencionais, diferenciadas e integradoras, promovendo a participação ativa dos alunos e a construção de aprendizagens significativas. A prática letiva foi orientada por princípios de inclusão, colaboração e articulação curricular, com destaque para o planeamento de atividades interdisciplinares e a adaptação de estratégias face aos desafios emergentes em sala de aula. Em paralelo, foi desenvolvida uma investigação com enfoque na resolução de problemas matemáticos e na utilização do feedback formativo como potenciador da autorregulação. Este RE evidencia ainda a importância da colaboração com o par pedagógico e os professores cooperantes, bem como o papel da reflexão crítica na construção de uma identidade docente em processo. A PES revelou-se uma experiência profundamente formadora, permitindo à mestranda consolidar saberes, aprofundar práticas e afirmar uma postura profissional ética, investigativa e comprometida com a qualidade da educação.por
dc.description.abstractThis Internship Report (IR) is part of the study cycle leading to the Master’s degree within the curricular unit of Supervised Teaching Practice (STP), under the Master’s in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle. The document aims to describe the trainee teacher’s formative journey throughout the STP, grounded in theoretical and legal frameworks that support her practice, while simultaneously fostering her scientific, pedagogical, and didactic literacy. Adopting a student-centered approach, intentional, differentiated, and integrative teaching practices were developed, encouraging active student participation and the construction of meaningful learning. The teaching practice was guided by principles of inclusion, cooperation, and curricular articulation, with an emphasis on interdisciplinary planning and the adaptation of strategies in response to emerging classroom challenges. In parallel, a research project was conducted focusing on mathematical problem solving and the use of formative feedback as a means to promote self-regulation. This report also highlights the importance of collaboration with the pedagogical partner and cooperating teachers, as well as the role of critical reflection in shaping a developing teaching identity. The STP proved to be a profoundly formative experience, enabling the trainee to consolidate knowledge, deepen practices, and affirm an ethical, research-oriented, and committed professional stance towards educational quality.por
dc.identifier.tid203987900
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30235
dc.language.isopor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.rights.uriN/A
dc.subjectPrática de ensino supervisionada
dc.subjectEducação
dc.subjectColaboração
dc.subjectInvestigação
dc.subjectSupervised teaching practice
dc.subjectEducation
dc.subjectCollaboration
dc.subjectResearch
dc.titleVou fazer por ser feliz: Problema resolvido!por
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Ana Ramos_2025.pdf
Size:
92 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: