Repository logo
 
Publication

Perspetivar condições promotoras da autonomia na aprendizagem no ensino superior

dc.contributor.authorDuarte, Marina
dc.date.accessioned2021-12-21T09:17:00Z
dc.date.available2021-12-21T09:17:00Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractNa viragem do século XXI, a Europa procurava fatores diferenciadores na economia global, apostando no conhecimento como meio para se tornar mais competitiva. Isso conduziu ao Processo de Bolonha, à criação do Espaço Europeu de Ensino Superior e à consciencialização da necessidade de uma mudança de paradigma educativo, que deixaria de estar centrado no ensino para passar a estar centrado na aprendizagem e no estudante. Isso requeria uma maior responsabilização do estudante, enfatizando a importância da autonomia na aprendizagem, não só como uma competência a desenvolver, mas também como meio para atingir uma aprendizagem eficaz, e preparar os estudantes para fazerem frente aos desafios da sociedade atual, em constante e rápida mudança, tornando-os cidadãos ativos, responsáveis e comprometidos. Reconhecendo que este é um processo que se tem revelado longo e de difícil concretização, e que os estudantes têm de ser parte integrante desta mudança, com este estudo procuram-se perspetivar condições promotoras da autonomia na aprendizagem dos estudantes a partir de sentidos e finalidades que estes lhes atribuem. Para isso, recorreram-se a entrevistas semiestruturadas e a análise de conteúdo, podendo-se concluir que estes estudantes têm um entendimento implícito das condições necessárias para uma aprendizagem com autonomia mais efetiva, percebendo-se, várias esferas de ação tempo/espaço que se podem configurar como promotoras da autonomia, emergindo a instituição de ensino superior como um espaço privilegiado, com potencial para a criação de um contexto de oportunidades e incentivos.pt_PT
dc.description.sponsorshipEste trabalho é apoiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do financiamento plurianual 2020-2023 atribuído ao CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas [ref.ª UIDB/00167/2020 e UIDP/00167/2020].pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDuarte, M. (2021). Perspetivar condições promotoras da autonomia na aprendizagem no ensino superior. Em P. A. Cavalcanti (Ed.), Educação: Teorias, Métodos e Perspectivas: Vol. III (pp. 205–216). Editora Artemis. https://doi.org/10.37572/EdArt_15122146019pt_PT
dc.identifier.doi10.37572/EdArt_15122146019pt_PT
dc.identifier.isbn978-65-87396-46-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19171
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherArtemispt_PT
dc.relationU.Porto - Centre for Research and Intervention in Education
dc.relationU.Porto - Centre for Research and Intervention in Education
dc.relation.publisherversionhttps://sistema.editoraartemis.com.br/index.php/admin/api/ebookPDF/2869pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectAutonomia na aprendizagempt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectAprendizagem autodirigidapt_PT
dc.subjectProcesso de Bolonhapt_PT
dc.titlePerspetivar condições promotoras da autonomia na aprendizagem no ensino superiorpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleU.Porto - Centre for Research and Intervention in Education
oaire.awardTitleU.Porto - Centre for Research and Intervention in Education
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00167%2F2020/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00167%2F2020/PT
oaire.citation.endPage216pt_PT
oaire.citation.startPage205pt_PT
oaire.citation.volumeIIIpt_PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameFelizardo Correia Duarte
person.givenNameMarina Isabel
person.identifierB-3037-2019
person.identifier.ciencia-idFB1D-5860-72FB
person.identifier.orcid0000-0002-3153-3251
person.identifier.scopus-author-id57189024068
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication26fbadf8-9f23-4f5b-a2a6-fc9ed0605ec4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery26fbadf8-9f23-4f5b-a2a6-fc9ed0605ec4
relation.isProjectOfPublication27906968-b8a8-4c92-96fb-45241aca9d0d
relation.isProjectOfPublicationa1586d9e-de7e-4212-b9e1-b19ab8534b50
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery27906968-b8a8-4c92-96fb-45241aca9d0d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CAPL_CIDEM_Duarte_2021.pdf
Size:
90.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format