Publication
Perspetivar condições promotoras da autonomia na aprendizagem no ensino superior
dc.contributor.author | Duarte, Marina | |
dc.date.accessioned | 2021-12-21T09:17:00Z | |
dc.date.available | 2021-12-21T09:17:00Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.description.abstract | Na viragem do século XXI, a Europa procurava fatores diferenciadores na economia global, apostando no conhecimento como meio para se tornar mais competitiva. Isso conduziu ao Processo de Bolonha, à criação do Espaço Europeu de Ensino Superior e à consciencialização da necessidade de uma mudança de paradigma educativo, que deixaria de estar centrado no ensino para passar a estar centrado na aprendizagem e no estudante. Isso requeria uma maior responsabilização do estudante, enfatizando a importância da autonomia na aprendizagem, não só como uma competência a desenvolver, mas também como meio para atingir uma aprendizagem eficaz, e preparar os estudantes para fazerem frente aos desafios da sociedade atual, em constante e rápida mudança, tornando-os cidadãos ativos, responsáveis e comprometidos. Reconhecendo que este é um processo que se tem revelado longo e de difícil concretização, e que os estudantes têm de ser parte integrante desta mudança, com este estudo procuram-se perspetivar condições promotoras da autonomia na aprendizagem dos estudantes a partir de sentidos e finalidades que estes lhes atribuem. Para isso, recorreram-se a entrevistas semiestruturadas e a análise de conteúdo, podendo-se concluir que estes estudantes têm um entendimento implícito das condições necessárias para uma aprendizagem com autonomia mais efetiva, percebendo-se, várias esferas de ação tempo/espaço que se podem configurar como promotoras da autonomia, emergindo a instituição de ensino superior como um espaço privilegiado, com potencial para a criação de um contexto de oportunidades e incentivos. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Este trabalho é apoiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do financiamento plurianual 2020-2023 atribuído ao CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas [ref.ª UIDB/00167/2020 e UIDP/00167/2020]. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Duarte, M. (2021). Perspetivar condições promotoras da autonomia na aprendizagem no ensino superior. Em P. A. Cavalcanti (Ed.), Educação: Teorias, Métodos e Perspectivas: Vol. III (pp. 205–216). Editora Artemis. https://doi.org/10.37572/EdArt_15122146019 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.37572/EdArt_15122146019 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-65-87396-46-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/19171 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Artemis | pt_PT |
dc.relation | U.Porto - Centre for Research and Intervention in Education | |
dc.relation | U.Porto - Centre for Research and Intervention in Education | |
dc.relation.publisherversion | https://sistema.editoraartemis.com.br/index.php/admin/api/ebookPDF/2869 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Autonomia na aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem autodirigida | pt_PT |
dc.subject | Processo de Bolonha | pt_PT |
dc.title | Perspetivar condições promotoras da autonomia na aprendizagem no ensino superior | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | U.Porto - Centre for Research and Intervention in Education | |
oaire.awardTitle | U.Porto - Centre for Research and Intervention in Education | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00167%2F2020/PT | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00167%2F2020/PT | |
oaire.citation.endPage | 216 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 205 | pt_PT |
oaire.citation.volume | III | pt_PT |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
person.familyName | Felizardo Correia Duarte | |
person.givenName | Marina Isabel | |
person.identifier | B-3037-2019 | |
person.identifier.ciencia-id | FB1D-5860-72FB | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3153-3251 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57189024068 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 26fbadf8-9f23-4f5b-a2a6-fc9ed0605ec4 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 26fbadf8-9f23-4f5b-a2a6-fc9ed0605ec4 | |
relation.isProjectOfPublication | 27906968-b8a8-4c92-96fb-45241aca9d0d | |
relation.isProjectOfPublication | a1586d9e-de7e-4212-b9e1-b19ab8534b50 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 27906968-b8a8-4c92-96fb-45241aca9d0d |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- CAPL_CIDEM_Duarte_2021.pdf
- Size:
- 90.34 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format