Repository logo
 
Publication

Mindfulness para ensinar e aprender. Uma perspetiva no 1º CEB

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Sofia Maria Cruz de Melo
dc.contributor.authorMartins, Sara Linhares
dc.date.accessioned2021-01-06T12:17:43Z
dc.date.available2021-01-06T12:17:43Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractO presente relatório tem como tema a prática de Mindfulness em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho nasceu da motivação de salientar a relevância da autoestima e da ansiedade na aprendizagem e de enfatizar a importância de um ensino mais humano, centrado nos valores da vida onde impera a visão holística da escola. Relaciona-se com uma investigação maioritariamente qualitativa, inscrita no paradigma construtivista, que procura associar os fundamentos teóricos da investigação em educação com as experiências observadas e vividas no contexto de 1º ciclo de Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação de inglês no 1º Ciclo. Este estudo visa compreender os efeitos da prática de Mindfulness na redução da ansiedade e na melhoria da autoestima e de que modo pode contribuir para uma melhor aprendizagem e, deste modo, ser trabalhado em paralelo com os objetivos a cumprir do currículo escolar. Face a estas considerações, este trabalho constitui uma investigação-ação recorrendo às metodologias qualitativas (notas de campo, análise de documentos, observação) mas também à metodologia quantitativa (questionários), para aferir qual o impacto da aplicação de práticas de Mindfulness em contexto escolar. Os resultados deste estudo indicam que a inclusão desta prática pode ter um aspeto facilitador na aprendizagem e incute valores para a vida.pt_PT
dc.description.abstractThis report has as its theme the practice of Mindfulness in the context of Primary Education. This work was born from a desire to emphasize the relevance of self-esteem and anxiety in learning and to emphasize the importance of humane teaching, centered on the values of life where the holistic view of the school is paramount. Its inset is mostly qualitative research, inscribed in the constructivist paradigm which seeks to associate the theoretical foundations of research in education with the experiences observed and lived in the context of Primary Education, within the scope of the Supervised Teaching Practice of the Master of Education in English in the Primary Education. This study aims to understand the effects of Mindfulness practice on reducing anxiety and improving self-esteem and how it can contribute to better learning and thus be worked in parallel with the objectives to be fulfilled in the school curriculum. In view of these considerations, this work constitutes an action-research using qualitative (field notes, document analysis, observation) and quantitative (questionnaires) methodologies to assess the impact of applying Mindfulness practices in the school context. The results of this study indicate that the inclusion of this practice can have a facilitating aspect in learning and instill values in life.pt_PT
dc.identifier.tid202698866
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/16665
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectMindfulnesspt_PT
dc.subjectAutoestimapt_PT
dc.subjectAutoconceitopt_PT
dc.subjectAnsiedadept_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectSelf-esteempt_PT
dc.subjectSelf-conceptpt_PT
dc.subjectAnxietypt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.titleMindfulness para ensinar e aprender. Uma perspetiva no 1º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_SaraMartins_2020.pdf
Size:
1.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format