Repository logo
 
Publication

Conteúdo interpretativo e técnico nos Estudos Melódicos op. 45 de S. Heller para piano

dc.contributor.advisorFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
dc.contributor.advisorLima, Cristina
dc.contributor.authorFernandes, João Ricardo Silva
dc.date.accessioned2017-12-12T14:18:29Z
dc.date.available2017-12-12T14:18:29Z
dc.date.issued2017-11-24
dc.description.abstractO presente trabalho enquadra-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervionada, do Mestrado em Ensino da Música pela Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo e Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico do Porto. Está assim aqui inserido o relatório reflexivo sobre a prática pedagógica, efectuada segundo as planificações, relatórios de observação e reflexões pessoais necessárias à sua inteira constituição. A prática pedagógica foi realizada no Centro de Cultura Musical, no polo de Santo Tirso, Caldas da Saúde. O projecto de investigação pretende contribuir para a prática pedagógica do Ensino do piano de forma alicerçada, possibilitando e agilizando a escolha de estudos para o pianista de nível intermédio, com base numa análise de âmbito qualitativo e de conteúdo de aspectos técnicos e musicais, oferecendo estratégias de aprendizagem para um estudo individual de Música eficiente e consciencializado, ao piano. Adicionalmente, foi elaborada uma sugestão de sequência de aprendizagem com base na análise efectuada e experiência em contexto de aula, que visa uma correcta escolha, tendo em conta as capacidades técnicas e musicais do aluno. A conclusão demonstra a utilidade e aplicabilidade dos Estudos Melódicos Op. 45 no desenvolvimento da expressão musical e desenvolvimento técnico do pianista de nível performativo intermédio, revelando-se uma excelente introdução ao repertório pianístico do estilo romântico.pt_PT
dc.description.abstractThe present work falls within the scope of the Curricular Unit Supervised Teaching Practise of the Master in Music Teaching, ministered by the Superior College of Music and Arts of Porto and Higher School of Education of the Polytechnic Institute of Porto. Here we find the reflexive report regarding the pedagogical practice, carried through planning, observation reports and personal reflections necessary to its constitution. The pedagogical practice was conducted at the Centro de Cultura Musical, in Santo Tirso, Caldas da Saúde. The investigation projectintends to contribute for the pedagogical practice of piano teaching in a grounded way, allowing for an expedite choice of studies for the intermediate level pianist, based on analysis of qualitative scope and content of musical and technical aspects offeringlearning strategies to a more efficient and aware piano practice. Addicionally, a suggestion of learning sequence was elaborated based on analysis and lesson context, that intends to allow for a correct choice in consideration of the technical and musical skills of the student. The conclusion demonstrates the usefulness and applicability of the Melodic Studies Op. 45 in the development of the musical expression and technical development of the intermediate level pianist and it reveals itself as an excellent introduction to the pianistic repertoire of the romantic style.pt_PT
dc.identifier.tid201776790pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10589
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectAnálise qualitativapt_PT
dc.subjectTécnica pianísticapt_PT
dc.subjectSequência de aprendizagempt_PT
dc.subjectDesenvolvimento musical e expressivopt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectQualitative analysispt_PT
dc.subjectPiano techniquept_PT
dc.subjectLearning sequencept_PT
dc.subjectMusical and expressive developmentpt_PT
dc.titleConteúdo interpretativo e técnico nos Estudos Melódicos op. 45 de S. Heller para pianopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, Pianopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Joao_Fernandes_MEM_2017.pdf
Size:
9.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: