Repository logo
 
Publication

Melhoria da gestão dos stocks: um caso de estudo

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.advisorÁvila, Paulo António da Silva
dc.contributor.authorCardoso, Jorge Manuel Pinto
dc.date.accessioned2025-02-18T15:03:18Z
dc.date.available2025-02-18T15:03:18Z
dc.date.issued2025-11-18
dc.description.abstractEste projeto foi desenvolvido na empresa Acosgraf, Fábrica de máquinas gráficas, Lda. no âmbito da disciplina dissertação do curso de mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na área de especialização de Sistemas e Planeamento Industrial. Numa sociedade cada vez mais competitiva pela globalização dos mercados, as organizações para serem economicamente rentáveis e sem prejuízo do serviço prestado, têm de gerir os processos internos de modo a reduzir custos de operação e aumentar a sua eficiência. A gestão de stocks é uma das áreas onde com a implementação de metodologias adequadas é possível reduzir os custos de operação. Nesse sentido foi realizada uma análise do processo de gestão de stocks na empresa. Foram identificados problemas de gestão administrativa de stocks tais como: falta de registo na saída de armazém, dificuldade em saber que artigos estavam encomendados, o método usado para informar o departamento de compras de artigos em falta. Foi realizado um inventário a 10% dos artigos classificados como classe A segundo a análise ABC e verificou-se uma diferença de stock físico versus informático em 85% dos artigos, não dispondo de forma para rastrear os artigos para permitir uma análise mais cuidada. Foram também identificados problemas relacionados com a gestão física, tais como o modo em que os artigos se encontravam armazenados desde diferentes artigos na mesma caixa/localização, altura das caixas elevada fazendo com que fosse necessário usar um escadote para retirar os artigos das caixas mais elevadas. Verificou-se que eram lançadas demasiadas encomendas a fornecedor, com quantidades reduzidas para as necessidades do processo, ora este procedimento traduz-se num elevado custo de encomenda, este problema enquadra-se na gestão económica. Perante os problemas encontrados foi decidido proceder a alterações no processo, assim como no espaço físico mudando o layout de armazém. Isto com o objetivo de minimizar o tempo de movimentação de artigos, e no inventário reduzir o número de artigos com diferenças entre o stock físico e o stock informático para um valor inferior a 5%. Para corrigir os problemas identificados na gestão administrativa foram implementadas ferramentas na intranet desenvolvida em linguagem php (doravante designada apenas por página) com ligação a bases de dados em SQL e MySQL. Assim, foram desenvolvidas várias páginas que permite ao operador de armazém fazer o registo dos artigos quando os separa, o pedido ao departamento de compras e uma listagem de todos os artigos encomendados e respetivas quantidades. Foi ainda implementada uma página implementada que reúne todas as informações relacionadas com os artigos. Esta página permite consultar detalhes específicos de cada artigo e torna o rastreamento mais simples e eficiente. Quanto aos problemas de gestão física foi aumentada a área de armazém, permitindo assim reorganizar o mesmo e dispor as caixas empilháveis entre si com uma altura máxima de aproximadamente 1,5m, foram adquiridas mais caixas e foi possível então distribuir os artigos de modo que tenha apenas um tipo de artigo por caixa / localização. Para solucionar o problema de custo de encomenda elevado foi desenvolvida uma folha de Excel com ligação à base de dados, esta calcula o valor de QEE para cada artigo, quando a quantidade do artigo chega ao valor de reposição. Com a implementação destas ferramentas e a reorganização do armazém foi possível obter resultados, agilizar todas as movimentações em armazém reduzindo o tempo de picking em aproximadamente 18%, e reduzir os erros de inventário que apresentam uma tendência decrescente aproximando-se dos 4%.por
dc.description.abstractThis project was developed at Acosgraf, Fábrica de Máquinas Gráficos, Lda., as part of the dissertation for the Master's degree in Electrical and Computer Engineering, specialization in Industrial Systems and Planning. In an increasingly competitive society due to the globalization of markets, organizations must manage internal processes to reduce operating costs and increase efficiency to be economically profitable without compromising the service provided. Stock management is one area where, with the implementation of appropriate methodologies, it is possible to reduce operating costs. To this end, an analysis of the company's stock management process was carried out. Administrative stock management problems were identified, such as a lack of records at the warehouse exit, difficulty in knowing which items were ordered, and the method used to inform the purchasing department of missing items. An inventory was carried out on 10% of the items classified as class A according to the ABC analysis, and a difference in physical versus computer stock was found in 85% of the items, with no way to track the items to allow for more careful analysis. Problems related to physical management were also identified, such as how the items were stored from different items in the exact box/location and the height of the boxes being too high, meaning that it was necessary to use a ladder to remove the items from the highest boxes. It was found that too many orders were being placed with suppliers, with quantities too small for the process's needs, resulting in a high ordering cost. This problem falls under economic management. Given the problems encountered, it was decided to change the process and physical space, changing the warehouse layout. This was done to minimize the time spent moving items and reduce the number of items in the inventory, with differences between the physical and computer stock to less than 5%. To correct the problems identified in administrative management, tools were implemented on the intranet developed in PHP language (from now on referred to as page) with connection to SQL and MySQL databases. Thus, several pages were developed that allow the warehouse operator to register the items when separating them, the order to the purchasing department and a list of all the items ordered and their respective quantities. A page was also implemented to gather all the information related to the items. This page allows specific details of each item to be consulted and makes tracking simpler and more efficient. For the physical management problems, the warehouse area was increased, thus allowing it to be reorganized and the boxes to be stacked together with a maximum height of approximately 1.5m. More boxes were purchased, and it was then possible to distribute the items so that there was only one type of item per box/location. To solve the problem of high order costs, an Excel spreadsheet linked to the database was developed. This sheet calculates the QEE value for each item when the item quantity reaches the replacement value. With the implementation of these tools and the reorganization of the warehouse, it was possible to obtain results, streamline all movements in the warehouse, reduce picking time by approximately 18%, and reduce inventory errors, which show a decreasing trend approaching 4%.eng
dc.identifier.tid203804473
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/29565
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectGestão de stocks
dc.subjectMelhoria contínua
dc.subjectGestão física
dc.subjectGestão administrativa
dc.subjectGestão económica
dc.subjectStocks management
dc.subjectContinuous improvement
dc.subjectPhysical management
dc.subjectAdministrative management
dc.subjectEconomic management
dc.titleMelhoria da gestão dos stocks: um caso de estudopor
dc.title.alternativeImproving inventory management: a case studyeng
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese_5646_v2.pdf
Size:
5.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: