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Literacia e comportamento informacional na era digital: oportunidades e desafios organizacionais

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A presente dissertação analisa a importância das competências de Literacia Informacional e do Comportamento Informacional na era digital, com foco no contexto empresarial. Esta investigação parte do princípio de que a sociedade atual é amplamente moldada pelas tecnologias de informação, exigindo um conjunto de competências por parte dos Utilizadores da Informação que lhes permitam localizar, avaliar, utilizar e partilhar informação de forma ética e eficiente. Por meio de uma revisão de literatura, são explorados aprofundadamente os principais referenciais de Literacia Informacional, os modelos de Comportamento Informacional e alguns exemplos práticos de Gestão da Informação, evidenciando-se a influência direta destas componentes no quotidiano profissional. A metodologia adotada para demonstrar a aplicação prática destes conceitos constitui um Estudo de Caso aplicado à empresa “Mestre Alimentar”. Foram recolhidas informações por meio de uma entrevista ao respetivo CEO e a aplicação de um questionário aos respetivos colaboradores. Os resultados do questionário demonstram que os colaboradores possuem competências de Literacia Informacional, destacando-se a comunicação, autonomia e pensamento crítico. Contudo, identificaram-se algumas fragilidades no que diz respeito à avaliação da informação e ao uso de ferramentas digitais no quotidiano profissional. A entrevista revela um esforço por parte da liderança em incentivar boas práticas de Gestão da Informação e a necessidade de formação interna em termos tecnológicos. Conclui-se com este estudo que o desenvolvimento de competências de Literacia Informacional e a aplicação de boas práticas de Gestão de Informação nas organizações são aspetos cruciais para a construção e aplicação de um Comportamento Informacional adequado ao mercado de trabalho. Ou seja, são aspetos importantíssimos para adaptação e sucesso do futuro das organizações na era digital. A dissertação propõe ainda recomendações para melhoria contínua das competências de Literacia Informacional dos trabalhadores nas empresas e destaca a necessidade de reforçar a Gestão da Informação como um pilar estratégico das organizações.
This dissertation analyzes the importance of Information Literacy and Informational Behavior in the digital age, with a focus on the business context. This research is based on the premise that today’s society is largely shaped by Information Technologies, requiring a set of skills from Information Users that enable them to locate, evaluate, use, and share information ethically and efficiently. Through a literature review, key Information Literacy frameworks, Models of Information Behavior, and practical examples of Information Management are thoroughly explored, highlighting the direct influence of these components on the professional routine. The methodology adopted to demonstrate the practical application of these concepts consists on a Case Study conducted at the company “Mestre Alimentar”. Data was collected through an interview with the CEO and a questionnaire administered to the company’s employees. The questionnaire results show that employees possess Information Literacy competencies, particularly in communication, autonomy, and critical thinking. However, some weaknesses were identified regarding the evaluation of information and the use of digital tools in their daily professional activities. The interview reveals leadership efforts to promote good Information Management practices and highlights the need for internal technological training. This study concludes that the development of Information Literacy skills and the implementation of good Information Management practices in organizations are crucial for shaping and applying appropriate Information Behavior in the labor market. In other words, they are essential aspects for the adaptation and future success of organizations in the digital age. The dissertation also proposes recommendations for the continuous improvement of employee Information Literacy competencies and highlights the need to reinforce Information Management as a strategic pillar of the organizations.

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Literacia informacional Comportamento informacional Gestão da informação Era digital Information literacy Information behavior Information management Digital age

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