Publication
O projeto CLIL4U: implementação, monitorização e avaliação de um projeto de ensino bilingue
dc.contributor.author | Cruz, Mário | |
dc.contributor.author | Costa, António | |
dc.contributor.author | Flores, Paula | |
dc.contributor.author | Duarte Oliveira, Suzette | |
dc.contributor.author | Silva, Paulo | |
dc.date.accessioned | 2019-05-21T09:12:48Z | |
dc.date.available | 2019-05-21T09:12:48Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O fenómeno da pós-globalização, que se tem feito sentir a uma larga escala na sociedade, traz consigo con- sequências sociais, políticas, económicas e culturais e exige um grande esforço de toda a comunidade para uma adaptação às novas exigências que acarreta. É neste contexto que surge o projeto CLIL4U, tendo como principal objetivo potenciar este diálogo de culturas desde uma idade precoce através de um processo de ensino-aprendizagem de língua e conteúdos integrados. Neste artigo, apresentaremos o projeto e seus pres- supostos, consecução e avaliação. Utilizando uma metodologia de índole etnográfica e maioritariamente qualitativa, focaremos a nossa atenção nas representações que alunos, professores e encarregados de edu- cação têm da implementação do projeto e sua monitorização.Os resultados mostram que os projetos CLIL (Content and Language Integrated Learning) podem ser uma mais-valia para instituições do 1o Ciclo do Ensino Básico, no que concerne a construção de um ensino centrado na aprendizagem pró-ativa de conteúdos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 0.22169/revint.v14i31.1530 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/13763 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.ispartofseries | 31; | |
dc.subject | Ensino-aprendizagem de língua e conteúdos integrados | pt_PT |
dc.subject | Didáctica de línguas | pt_PT |
dc.subject | Ensino de inglês | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
dc.title | O projeto CLIL4U: implementação, monitorização e avaliação de um projeto de ensino bilingue | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Curitiba, Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 167 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 145 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Intersaberes | pt_PT |
oaire.citation.volume | 14 | pt_PT |
person.familyName | Flores | |
person.familyName | Duarte Oliveira | |
person.givenName | Paula | |
person.givenName | Suzette | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4924-5212 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0730-1872 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3dd7bba2-5aa0-49c1-8763-91b227b75e7c | |
relation.isAuthorOfPublication | 9a8b9d87-b154-449c-97aa-a864757f7450 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3dd7bba2-5aa0-49c1-8763-91b227b75e7c |