Publication
Concepções e sentimentos em relação à aprendizagem baseada em problema (ABP): estudo do caso dos estudantes de fisioterapia da Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto
dc.contributor.author | Macedo, Rui | |
dc.date.accessioned | 2021-10-12T14:35:29Z | |
dc.date.available | 2021-10-12T14:35:29Z | |
dc.date.issued | 2009-04 | |
dc.description.abstract | No presente estudo faz-se a análise do conteúdo das reflexões críticas dos estudantes do 1º ano do curso de Fisioterapia acerca do conhecimento, percepções e sentimentos que desenvolveram em relação ao modelo curricular de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). As reflexões críticas foram elaboradas após um período de formação introdutória ao novo modelo que veio a ser adoptado na sequência do processo de adequação a Bolonha do curso de Fisioterapia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto. Considerando o objectivo geral do período de formação – Preparar os estudantes para o novo modelo curricular – e a hipótese directriz deste estudo - No decorrer da exposição ao modelo curricular de ABP foram geradas percepções/concepções e sentimentos sobre ela - os objectivos do estudo foram: estabelecer se, com esta formação preparatória, foi apreendida a informação essencial acerca do enquadramento da adequação a Bolonha em que esta revisão decorre, se foram interiorizadas as características do modelo e determinar o tipo de sentimentos favoráveis ou desfavoráveis que os estudantes apresentam em relação ao ABP. Como objectivos secundários com este estudo pretendeu-se determinar se, apesar desta formação, houve aspectos desse modelo que ficaram por esclarecer, se os estudantes apresentam concepções erradas acerca de Bolonha e da ABP, e em relação aos sentimentos negativos, quais foram/são as causas/fontes. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Macedo, R. (2009). "Concepções e sentimentos em relação à aprendizagem baseada em problema (ABP): estudo do caso dos estudantes de fisioterapia da Escola superior de Tecnologias da Saúde do Porto." ESSFISIOONLINE 5. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1646-0634 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/18694 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior Saúde de Setúbal IPS | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Concepções | pt_PT |
dc.subject | Sentimentos | pt_PT |
dc.subject | ABP | pt_PT |
dc.title | Concepções e sentimentos em relação à aprendizagem baseada em problema (ABP): estudo do caso dos estudantes de fisioterapia da Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Setúbal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 54 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 34 | pt_PT |
oaire.citation.title | ESSFISIOONLINE | pt_PT |
oaire.citation.volume | 5 | pt_PT |
person.familyName | Macedo | |
person.givenName | Rui | |
person.identifier.ciencia-id | 5D14-CCF2-3091 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9612-1445 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 58ef32b4-1b72-4021-a257-cba06e588a3e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 58ef32b4-1b72-4021-a257-cba06e588a3e |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- ART_Rui Macedo 1.pdf
- Size:
- 2.15 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format