Repository logo
 
Publication

Concepções e sentimentos em relação à aprendizagem baseada em problema (ABP): estudo do caso dos estudantes de fisioterapia da Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto

dc.contributor.authorMacedo, Rui
dc.date.accessioned2021-10-12T14:35:29Z
dc.date.available2021-10-12T14:35:29Z
dc.date.issued2009-04
dc.description.abstractNo presente estudo faz-se a análise do conteúdo das reflexões críticas dos estudantes do 1º ano do curso de Fisioterapia acerca do conhecimento, percepções e sentimentos que desenvolveram em relação ao modelo curricular de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). As reflexões críticas foram elaboradas após um período de formação introdutória ao novo modelo que veio a ser adoptado na sequência do processo de adequação a Bolonha do curso de Fisioterapia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto. Considerando o objectivo geral do período de formação – Preparar os estudantes para o novo modelo curricular – e a hipótese directriz deste estudo - No decorrer da exposição ao modelo curricular de ABP foram geradas percepções/concepções e sentimentos sobre ela - os objectivos do estudo foram: estabelecer se, com esta formação preparatória, foi apreendida a informação essencial acerca do enquadramento da adequação a Bolonha em que esta revisão decorre, se foram interiorizadas as características do modelo e determinar o tipo de sentimentos favoráveis ou desfavoráveis que os estudantes apresentam em relação ao ABP. Como objectivos secundários com este estudo pretendeu-se determinar se, apesar desta formação, houve aspectos desse modelo que ficaram por esclarecer, se os estudantes apresentam concepções erradas acerca de Bolonha e da ABP, e em relação aos sentimentos negativos, quais foram/são as causas/fontes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMacedo, R. (2009). "Concepções e sentimentos em relação à aprendizagem baseada em problema (ABP): estudo do caso dos estudantes de fisioterapia da Escola superior de Tecnologias da Saúde do Porto." ESSFISIOONLINE 5.pt_PT
dc.identifier.issn1646-0634
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18694
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior Saúde de Setúbal IPSpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConcepçõespt_PT
dc.subjectSentimentospt_PT
dc.subjectABPpt_PT
dc.titleConcepções e sentimentos em relação à aprendizagem baseada em problema (ABP): estudo do caso dos estudantes de fisioterapia da Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Portopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpt_PT
oaire.citation.endPage54pt_PT
oaire.citation.startPage34pt_PT
oaire.citation.titleESSFISIOONLINEpt_PT
oaire.citation.volume5pt_PT
person.familyNameMacedo
person.givenNameRui
person.identifier.ciencia-id5D14-CCF2-3091
person.identifier.orcid0000-0001-9612-1445
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication58ef32b4-1b72-4021-a257-cba06e588a3e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery58ef32b4-1b72-4021-a257-cba06e588a3e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_Rui Macedo 1.pdf
Size:
2.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format