Repository logo
 
Publication

Troca por troca: cidadania pela história? – Ensaio bibliográfico sobre as relações entre ciências sociais e educação para a cidadania

dc.contributor.authorMoreira, Ana Isabel
dc.contributor.authorDuarte, Pedro
dc.contributor.authorBarca, Isabel
dc.contributor.authorAlves, Luis Alberto
dc.date.accessioned2023-04-11T12:00:19Z
dc.date.available2023-04-11T12:00:19Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractComo Pinar (2015) e Santomé (2017), reconhecemos, neste trabalho, que a história é um elemento inequívoco no âmbito da educação para a cidadania, porém denotando que, a este nível, as restantes áreas curriculares não podem ser menosprezadas. O ensino da história, também associado a outras ciências sociais, assente em determinadas intencionalidades (Prats, 2006) pode, de facto, contribuir para uma educação democrática, responsável e aberta ao diálogo, no sentido de uma real cidadania. Se mais do que memorizarem conteúdos e explicações únicas, os estudantes desenvolverem destrezas próprias do pensamento histórico (Seixas e Morton, 2013), adquirindo consciência cidadã como sujeitos capazes de interpretar criticamente a sociedade onde se integram, fundamentando-se na evidência disponível (Barca, 2015; Alves, 2016; Chapman, 2016). Esse processo, todavia, pressupõe a compreensão de que as dinâmicas de educação para a cidadania não se circunscrevem a uma só área do saber. O processo de formação cidadã tem de ser um esforço coletivo (Biesta, 2011), transdisciplinar e transversal (López, 2015), tendo a disciplina de História um papel fundamental, não exclusivo. Partindo de notícias recentes, em Portugal, que parecem confirmar certa confusão entre educação histórica e educação para a cidadania, pretendemos desenvolver uma reflexão sobre estes dois domínios formativos. Assim, discutiremos abordagens educativas dominantes, dimensões curriculares ocultas, intenções (des)ordenadas inerentes às disciplinas que, várias e com especificidades próprias, poderão afirmar-se como recurso para uma consequente atitude cidadã.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMoreira, A.I.; Duarte, P.; Barca, I. & Alves, L.A. (2020). Troca por troca: cidadania pela história? – Ensaio bibliográfico sobre as relações entre ciências sociais e educação para a cidadania. In Livro de Atas do IX Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales en el ámbito Iberoamericano (pp.231-242).pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/22703
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Barcelonapt_PT
dc.subjectEducação históricapt_PT
dc.subjectEducação Cidadãpt_PT
dc.titleTroca por troca: cidadania pela história? – Ensaio bibliográfico sobre as relações entre ciências sociais e educação para a cidadaniapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage242pt_PT
oaire.citation.startPage231pt_PT
person.familyNameMoreira
person.familyNameBarbosa Gomes Pereira
person.familyNameBarca
person.familyNameAlves
person.givenNameAna Isabel
person.givenNamePedro Duarte
person.givenNameIsabel
person.givenNameLuis
person.identifier.ciencia-id4315-7FCF-80C0
person.identifier.ciencia-id8B15-7C50-C2AD
person.identifier.ciencia-id741C-02C7-AA5E
person.identifier.ciencia-id6317-2AB6-21F3
person.identifier.orcid0000-0002-6757-8005
person.identifier.orcid0000-0002-3048-6959
person.identifier.orcid0000-0001-7921-6928
person.identifier.orcid0000-0002-7242-9880
person.identifier.scopus-author-id39260894100
person.identifier.scopus-author-id55904421400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationaf0082ca-6fc4-4b72-9268-e3096cd78bf9
relation.isAuthorOfPublication3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108
relation.isAuthorOfPublicationb3c2de64-0eb8-493f-857a-baa77028cb09
relation.isAuthorOfPublication63aad205-331a-493e-a0da-367fd427ded0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb3c2de64-0eb8-493f-857a-baa77028cb09

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_PedroDuarte_2023_5.pdf
Size:
9.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: