Repository logo
 
Publication

Entre a última e a primeira dança, entre o conhecimento e a criança

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMascarenhas, Daniela Filipa
dc.contributor.authorMartins, Joana Oliveira
dc.date.accessioned2023-11-28T16:06:51Z
dc.date.available2023-11-28T16:06:51Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio (RE) integra o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, nomeadamente o 2º ano do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES). A intencionalidade deste documento passa por explanar a vivência da mestranda, nas suas vertentes formais e informais, pessoais e profissionais, ao longo do percurso de estágio, fundamentando a sua ação em construtos teóricos e legais pelos quais a própria se rege apropriando-se, paralelamente, da sua literacia científica, pedagógica e didática. A vivência da PES albergou a integração em duas turmas, uma de 1º CEB e outra de 2º CEB, apresentando-se neste documento tanto uma descrição pormenorizada dos contextos educativos, como reflexões fundamentadas sobre a intervenção da mestranda nesses contextos. Das experiências de colaboração com os contextos, partilhadas através de descrições e reflexões, denota-se o percurso evolutivo da mestranda apoiado na (re)construção de conhecimentos oriundos da prática. Aclaram-se, assim, o desenvolvimento profissional da mestranda, bem como a construção da sua identidade docente, num decorrer de construções e desconstruções conceptuais, com vista à Educação de qualidade, hodierna e apta para superar os desafios inerentes às mudanças e à inovação. O acentuado pensamento reflexivo e crítico adotado pela mestranda ao longo da PES, acompanhado pelas reflexões partilhadas com os seus intervenientes, visou a procura incessante pela melhoria das práticas docentes. Este documento compreende, também, uma dimensão investigativa desenvolvida ao longo da PES, abordando o desenvolvimento da capacidade de Visualização Geométrica para a resolução de problemas no 6º ano de escolaridade, fundamentada em referentes teóricos. Em suma, este RE apresenta-se como guião coreográfico desta que é a última dança da formação inicial da mestranda, abrindo caminho a uma primeira dança de entrada no mundo profissional.pt_PT
dc.description.abstractThis lnternship Report is part of the cycle of studies leading to a master's degree, namely the 2nd year of the Masters Degree in Teaching in the pt Cycle of Basic Education (CBE) and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CBE within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice (STP). The purpose of this document is to explain the master student's experience, in its formal and informal, personal and professional aspects, throughout the course of the internship, grounding her actions on theoretical and legal constructs followed by her, while at the same time appropriating her scientific, pedagogical and didactic literacy. The STP experience included integration in two classes, one of P1 CBE students and the other of 2nd CBE students. This document presents a detailed description of the educational contexts, as well as reasoned reflections on the master student's intervention in these contexts. From the collaborative experiences with the contexts, shared through descriptions and reflections, we can see the master's student's evolutionary path supported bythe (re)construction of knowledge derived from practice. ln this way, the master student's professional development was clarified, along with the construction of her teaching identity, in a course of conceptual constructions and deconstructions, with an aim of a quality education that is modern and capable of overcoming the challenges inherent to change and innovation. The strong reflective and criticai thinking adopted by the master student throughout the STP, accompanied by the reflections shared with those involved, was focused in constantly seeking to improve teaching practices. This document also includes an investigative dimension developed during the STP, addressing the development of Geometric Visualization skills for problem solving on the 6th grade of 2nd CBE, based on theoretical references. ln short, this lnternship Report is presented as a choreographic script for what the last dance of the master student's initial training is, paving the way for a first dance of entrance to the professional world.pt_PT
dc.identifier.tid203412346
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24029
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectIdentidade docentept_PT
dc.subjectDesenvolvimento pessoal e profissionalpt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectReflexão sobre a açãopt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectTeacher identitypt_PT
dc.subjectPersonal and professional developmentpt_PT
dc.subjectCollaborationpt_PT
dc.subjectReflection on actionpt_PT
dc.titleEntre a última e a primeira dança, entre o conhecimento e a criançapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_JoanaMartins_2023.pdf
Size:
63.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: