Publication
O documentário e o discurso educativo: a voz da criança no cinema
dc.contributor.author | Oliveira, Ana Luísa | |
dc.contributor.author | Baptista, Adriana | |
dc.contributor.author | Conceição, Marco | |
dc.contributor.author | Nunes, Pedro Sena | |
dc.date.accessioned | 2020-09-01T14:52:41Z | |
dc.date.available | 2020-09-01T14:52:41Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Para a realização de um documentário sobre Ensino Doméstico, refletiu-se sobre formas de construir um discurso, conferindo-lhe uma voz destacada das outras realidades da arena socioeducativa. De acordo com Nichols (1983: 249) entende-se que “a voz não está restrita a nenhum código ou recurso, como o diálogo ou comentário falado. A voz é talvez semelhante a esse padrão intangível, (...), formado pela interação única de todos os códigos de um filme (...)” e dado que “A voz de um documentário é o modo específico como um argumento ou uma perspetiva são apresentados.” (Nichols, 2001: 44), defende-se que parte dessa identidade se organiza através de estratégias de realização/edição, que conferem às crianças o direito a uma voz, e a serem, elas próprias, na deixis fílmica, o sujeito. A captação de imagem e som, em contextos educativos, e posterior edição, coloca múltiplos desafios éticos e técnicos (e.g. escolha de planos visuais e sonoros) (cf. Dancyger, 2011), destinados a salientar as características particulares de um dado sujeito, recortando-o de um coletivo infantil (a turma, os alunos, os irmãos), organizado, por confronto o professor. Esta oposição, exige estratégias de realização/edição (seleção de falas, formas de tomar e conferir a palavra, gestão de tempos de elocução, pontos de vista visual e pontos de audição, controlo dos ruídos e dos silêncios, etc.) (cf. Sonnenschein, 2001) que se refletirão na construção eficaz da voz individual. Tomar-se-ão, por isso, para reflexão e análise, as estratégias visuais e sonoras, utilizados para a diferenciação e construção da voz individual e coletiva das personagens em contextos educativos, nos filmes O Quadro Negro (Makhmalbaf, 2000) e Childhood (Olin, 2017). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-54416-3-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/16197 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Ao Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.ao-norte.com/img/recursos/publicacoes/conferencia2018.pdf?v=20.30.04 | pt_PT |
dc.subject | Cinema e educação | pt_PT |
dc.subject | Personagem | pt_PT |
dc.subject | Discurso educativo | pt_PT |
dc.subject | Voz | pt_PT |
dc.subject | Individualidade | pt_PT |
dc.title | O documentário e o discurso educativo: a voz da criança no cinema | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viana do Castelo | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 45 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 33 | pt_PT |
oaire.citation.title | Conferência Internacional de Cinema de Viana 2018 | pt_PT |
person.familyName | Baptista | |
person.familyName | Conceição | |
person.givenName | Adriana | |
person.givenName | Marco | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2576-7446 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6200-9252 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50 | |
relation.isAuthorOfPublication | 768bb6cb-d09b-4a01-a3fc-c3e1bd1bd665 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- COM_AdrianaBaptista_2020_1.pdf
- Size:
- 625.79 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format